Bolsas da Ásia têm queda após dados da China e fala de Powell
As bolsas da Ásia fecharam em queda, em sua maioria com investidores avaliando dados econômicos da China e após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmar que não é preciso pressa para cortar juros.
O índice Nikkei 225 do Japão fechou em alta de 0,28% a 38.642,91 pontos. Já o índice Kospi da Coreia do Sul caiu 0,08% a 2.416,86 pontos.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 0,05% a 19.426,34 pontos. Enquanto isso, na China continental, o índice Xangai Composto caiu de 1,45% a 3.330,72 pontos.
No acumulado da semana, os índices ficaram assim:
- Nikkei 225 caiu 2,17%;
- Kospi recuou 5,63%;
- Hang Seng perdeu 6,28% e;
- Xangai Composto teve queda de 3,52%.
Dados de produção e investimento da China abaixo do esperado
Os dados de produção industrial e investimentos da China vieram abaixo do esperado, enquanto as vendas no varejo superaram as previsões, mostrando gastos do consumidor mais fortes do que o esperado, mas novas medidas de estímulos seguem necessárias.
“A menos que sejam seguidos por um afrouxamento fiscal substancial no próximo ano, o que parece improvável, o impulso provavelmente terá vida curta. Acreditamos que a economia começará a desacelerar novamente no segundo semestre do ano que vem”, diz a economista da Capital Economics, Zichun Huang.
Por fim, as bolsas asiáticas seguiram as perdas em Wall Street, após Powell afirmar que a economia não está enviando nenhum sinal de que precisamos ter pressa para reduzir as taxas, com os mercados reduzindo a probabilidade de um corte de juros de 0,25 ponto percentual na reunião de dezembro.
Com informações do Valor Econômico