Bolsa e dólar

Ibovespa entra em setembro com reforço de três novas ações enquanto bolsa renova as máximas — mas um papel será “chutado” para fora do índice 

Há quem diga que em time que está ganhando não se mexe. Mas enquanto o Ibovespa renova máximas a cada pregão, a B3 parece decidida a manter novos planos para a carteira do índice a partir do mês que vem.

A dona da bolsa confirmou um potencial reforço no portfólio do Ibovespa. Três novas ações devem estrear no índice na semana que vem, segundo a terceira — e última — prévia da carteira teórica para o período entre setembro e dezembro de 2024.

Cotadas desde a primeira prévia, a Auren Energia (AURE3), a Santos Brasil (STBP3) e a Caixa Seguridade (CXSE3) foram as escaladas para o índice da bolsa brasileira.

Já outro papel potencialmente será “chutado” para fora do principal índice de ações da B3: a Dexco (DXCO3) não integra mais a lista de prováveis participantes do Ibovespa.

Veja o desempenho das ações e do Ibovespa em 2024:

A terceira prévia do Ibovespa

O Ibovespa é composto por uma carteira teórica que busca refletir o desempenho das principais ações do mercado brasileiro em termos de importância das empresas e volume de negociação.

RECOMENDAÇÃO AOS INVESTIDORES

É por isso que, a cada quatro meses, a bolsa brasileira reavalia a carteira teórica do Ibovespa com um rebalanceamento dos ativos que compõem o índice — e esta foi a última prévia da carteira do Ibovespa com possíveis mudanças.

Para a formação do Ibovespa, a bolsa brasileira considera critérios como o volume de negociação, liquidez e o status da empresa. 

Isso significa que empresas em recuperação judicial ou penny stocks — isto é, ações que negociam abaixo do patamar de R$ 1,00 — não são elegíveis, por exemplo.

O topo do índice segue basicamente inalterado, com leves ajustes no peso dos papéis na carteira. Confira como fica o ranking das 5 ações de maior peso teórico no índice na terceira prévia:

  • Vale ON (VALE3): 11,18%
  • Petrobras PN (PETR4): 7,73%
  • Itaú Unibanco PN (ITUB4): 7,34%
  • Petrobras ON (PETR3): 4,67%
  • Banco Bradesco (BBDC4): 3,54%

Caso a terceira projeção do Ibovespa se mantenha, o principal índice de ações da bolsa brasileira passará a contar com 86 papéis, de 84 ativos atualmente. A nova carteira entra em vigor em 2 de setembro.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo