WeWork fecha acordo com mais um fundo imobiliário para evitar despejo e consegue um ‘descontinho’ no aluguel
Seguindo com os esforços para sanar a inadimplência com os donos dos imóveis onde estão localizados os seus escritórios, a WeWork fechou um acordo com mais um fundo imobiliário da B3, o Valora Renda Imobiliária (VGRI11).
O VGRI11 movia uma ação de despejo contra a companhia após ficar sem receber os aluguéis de maio a setembro. O fundo é dono de prédio localizado na Avenida Paulista, um dos endereços corporativos mais famosos da cidade de São Paulo, e locado pela empresa.
O acordo prevê que a WeWork pague os valores atrasados em 12 parcelas mensais. A primeira das prestações, que serão acrescidas de multa e correção monetária, vence em novembro deste ano.
WeWork pagará aluguel maior, mas terá desconto
Além disso, os termos incluem uma antecipação da revisional para outubro. Ou seja, o valor nominal do aluguel será elevado a patamares de mercado “condizentes com a região e qualidade do imóvel”, segundo comunicado do FII.
Por outro lado, a companhia terá um desconto sobre a nova cifra negociada. A medida é decrescente e temporária, válida pelos próximos 30 meses.
“Vale destacar que o aluguel do primeiro período, com início de pagamento em 17/10/2024 e com o desconto acima mencionado, representa um valor 6% menor do que vinha sendo pago nas condições contratuais anteriores”, diz o fundo imobiliário.
NOVIDADES NA SAC E NA PRICE
O Valora Renda Imobiliária não é o primeiro fundo imobiliário da B3 a fechar um acordo com a WeWork, mas os termos acertados diferem de FII para FII.
O Vinci Offices (VINO11), por exemplo, conseguiu que a empresa quitasse todos os valores devidos na semana passada sem parcelamento e com multas.
Além disso, encerrou o contrato de locação e a empresa terá de desocupar o imóvel do fundo, que está localizado na esquina da Rua Augusta com a Rua Oscar Freire, dois dos principais endereços da capital paulista.
Já no caso do Rio Bravo Renda Corporativa (RCRB11), que fechou o acordo no início deste mês, os termos incluem uma desocupação parcial de um prédio localizado na Vila Madalena, também na cidade de São Paulo.
A WeWork poderá continuar a locar os Blocos A e B do imóvel e terá um desconto pontual no valor do aluguel pelo período de 12 meses.
Mas precisará desocupar o Bloco C do ativo com “mobiliários e demais benfeitorias realizadas” somadas a uma multa de rescisão antecipada parcelada em três vezes, cujas parcelas deverão ser pagas ainda neste semestre.