Vice-presidente do Fed defende abordagem ‘reunião por reunião’ para as decisões de juros
O vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Philip Jefferson, afirmou nesta quarta-feira (9) que irá observar os indicadores econômicos, o balanço de riscos e a evolução das perspectivas econômicas ao considerar os ajustes adicionais nos juros a serem pensados à frente.
“Minha abordagem para a formulação da política monetária é tomar as decisões reunião por reunião”, afirmou o dirigente em breves comentários sobre a conjuntura econômica nos Estados Unidos.
Ao participar de evento no Clube Econômico de Charlotte, na Carolina do Norte, Jefferson observou que a atividade econômica continua a crescer em um ritmo sólido e que a inflação caiu substancialmente e já se aproxima da meta de 2% perseguida pelo banco central americano. Na avaliação do dirigente, houve um esfriamento modesto do mercado de trabalho nos EUA, mas que, ainda assim, é um movimento “perceptível”.
Para Jefferson, a postura restritiva da política monetária “desempenhou um papel na contenção da demanda e em manter as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas”, o que se reflete em diversas pesquisas de inflação com as famílias, as empresas e os analistas de mercado além da inflação “implícita” medida pelos ativos financeiros.
*Com informações do Valor Econômico