Finanças

veja 10 dicas para fugir de golpes e fraudes

Chegou o grande dia. O Rock in Rio 2024 começa nessa sexta-feira (13) e vai até domingo (22). O festival é realizado em dois finais de semana, sendo que as atrações do Rock in Rio 2024 mudam a cada dia.

Mas, para garantir que a sua ida ao festival vá ser um momento de alegria e diversão, você deve ficar atento e tomar alguns cuidados importantes. Afinal, grandes eventos como o Rock in Rio são muito visados por golpistas e fraudadores.

Como se prevenir de golpes e fraudes no Rock in Rio 2024

O Itaú Unibanco, que patrocina o festival, divulgou no perfil oficial do banco no LinkedIn uma lista de 10 dicas para você se prevenir desses golpes e fraudes.

As dicas dizem respeito desde cuidado com a aquisição de ingressos de última hora até a atenção aos meios de pagamento que serão utilizados para produtos e serviços ao longo do evento.

Dicas para se prevenir de golpes e fraudes no festival

Veja a lista de 10 dicas para você se prevenir de golpes e fraudes no Rock in Rio 2024.

1 – Ingressos do Rock in Rio 2024 baratos demais? Desconfie

Com o início do festival, crescem as ofertas nas redes sociais de pessoas revendendo ingressos. Uma dica é desconfiar de preços muito abaixo do oficial. “Não confie em descontos e promoções exageradas, especialmente de vendedores não oficiais”, recomenda o Itaú

Há ingressos disponíveis ainda no site oficial para três dos sete dias: domingo (15), quinta (19) e sábado (21). Os ingressos custam entre R$ 397,50 e R$ 795 no site oficial do Rock in Rio 2024.

2 – Desconfie de contas falsas

Criminosos criam contas falsas para aplicar golpes em interessados em comprar ingressos e serviços. Por isso, desconfie da conta do vendedor. Com o surgimento da inteligência artificial, inclusive, ficou mais fácil criar contas com fotos e nomes falsos.

Perfis sem histórico, com nomes genéricos e poucas publicações, costumam ser os mais suspeitos de fraudes. Fique atento.

3 – Prefira pagar por aproximação ou com carteiras digitais

Boa parte dos golpes ocorre quando você entrega o seu cartão nas mãos do criminoso. Portanto, uma dica é preferir pagar produtos e serviços com cartão por aproximação ou utilizando carteiras digitais, disponíveis no celular.

4 – Confira se o valor está correto antes de digitar a senha

Outro golpe frequente é quando o vendedor digita um valor diferente do que aquele combinado para o produto ou serviço. Aqui, logo, a dica é mais simples, colocando sempre a atenção no valor que aparece no visor antes de inserir a sua senha.

5 – Cogite usar cartões pré-pagos dentro do Rock in Rio 2024

Dentro do Rock in Rio 2024, os frequentadores poderão comprar comidas, bebidas e produtos com cartão de crédito ou de débito. No entanto, quem preferir, pode recarregar um cartão pré-pago usando dinheiro físico. Assim, fica livre de precisar um cartão com saldo na conta corrente ou limite de crédito.

6 – Habilite notificações de transação

Quanto antes você descobrir que foi vítima de um golpe, mais rápido vai conseguir remediar a situação. A dica do Itaú é que você habilite as notificações de novas transações. Dessa maneira, caso ocorra um uso não autorizado, você saberá imediatamente.

7 – Habilite a localização do seu dispositivo

A localização do celular precisa estar ativa para que você consiga utilizar os serviços Find my iPhone, da Apple, e Find my Device, dos dispositivos Android. Isso será necessário caso você seja vítima de roubo ou furto do aparelho.

8 – Mantenha seu celular seguro no Rock in Rio 2024

Aqui a dica é que você insira bloqueios, senhas e controles de acesso ao seu celular. E que, uma vez no Rock in Rio 2024, você mantenha o aparelho em bolsos e pochetes com zíper, de preferência, que você consiga visualizar com facilidade.

9 – Ajuste os limites de transferência da sua conta

Essa é uma medida de redução de caso você sofra um golpe. Portanto, esperamos que você não passe por isso, mas caso ocorra um roubo de um aparelho, por exemplo, ter seus limites reduzidos antes de ir ao Rock in Rio 2024 impede que os criminosos consigam transferir valores maiores.

10 – Em caso de roubo ou furto, bloqueie o aparelho e faça BO

Caso você seja roubado ou furtado, você deve procurar o posto policial mais próximo e registrar um boletim de ocorrência. Você deve entrar em contato imediatamente com o banco e informar o roubo ou furto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo