Fundos Imobiliários

Vai viajar de carro pelo país? Veja qual é o seguro mais adequado





Viajar com o carro nas férias é sinônimo de liberdade, mas também exige planejamento para evitar dores de cabeça no caminho. Para quem pretende colocar o pé na estrada com segurança, é essencial ajustar o seguro automóvel para evitar contratempos nesse período.

A primeira dica é, justamente, revisar as coberturas contratadas, explica João Merlin, diretor de Automóvel da seguradora Zurich. De acordo com João, é imprescindível garantir proteção contra roubo e furto, colisões (incluindo perdas totais ou parciais) e danos a terceiros – muitas vezes esquecida por quem contrata o seguro.

“A cobertura para terceiros é fundamental porque muitas vezes o dano no seu veículo nem foi tão grande assim, mas você causou um prejuízo a um terceiro muito grande e você é responsável por aquele dano”, destaca o especialista no episódio desta quinta-feira (05) do Tá Segurovideocast do InfoMoney que descomplica o universo dos seguros. O programa já está disponível no YouTube e nas principais plataformas de podcast.

Continua depois da publicidade

Além disso, um plano de assistência 24h adequado à viagem é fundamental. Especialmente se a viagem for longa, a atenção deve ser redobrada. João explica que serviços como guincho têm limites de quilometragem, que variam de 200 km a ilimitado, dependendo da apólice contratada. “Se você vai dirigir de São Paulo à Bahia, por exemplo, é essencial ajustar o guincho para cobrir toda a distância”, alerta.

Esse ajuste, chamado de endosso, pode ser solicitado rapidamente ao consultor de seguro antes da viagem. Poderá ser necessário pagar um valor extra dependendo do ajuste realizado.

Além do seguro, uma revisão preventiva no veículo é indispensável. João recomenda verificar itens básicos como:

Continua depois da publicidade

  • nível de óleo
  • freios
  • pneus
  • faróis

“Imagina você com a família na estrada, e o carro para por uma falha que poderia ser evitada com uma simples revisão. É desconforto na certa”, diz ele. Essa revisão também ajuda a evitar multas por falhas em itens obrigatórios, como faróis queimados.

Outro detalhe importante é considerar coberturas adicionais para pequenos reparos. O executivo conta que colisões leves, como aquelas em engarrafamentos, são comuns no fim de ano. “Um para-choque trincado pode custar caro para consertar e não valer a pena acionar o seguro por causa da franquia [parte do prejuízo que poderá ser pago pelo segurado, em caso de sinistro, como um acidente]. Para isso, existem coberturas como a de pequenos reparos, que cobrem danos abaixo do valor da franquia”, explica.

Planejar-se com antecedência faz diferença. Tanto os ajustes no seguro quanto a revisão preventiva devem ser feitos com certa folga. “As oficinas lotam no fim de ano, e pode ser difícil encontrar horário para um check-up rápido no carro. Já o ajuste na apólice é mais simples e pode ser feito até na véspera da viagem”, afirma João.

Continua depois da publicidade

Outra dica valiosa é manter a atenção na estrada, especialmente em congestionamentos. Ele lembra que colisões causadas por distrações, como uso do celular, também são comuns nessa época.

SÉRIE GRATUITA

Curso de Fundos Imobiliários

Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo