Totvs (TOTS3) sobe 6% na semana
Apesar da queda de mais de 1% do Ibovespa na semana, com o pior tombo do índice em um único dia desde janeiro de 2023, as ações da empresa de software Totvs (TOTS3) saltaram 8% e lideraram os ativos em alta. O papel da Vamos (VAMO3) também subiu na semana, à medida em que a controladora da locadora de máquinas, a Simpar (SIHM3), deve oferecer ações da Automob na bolsa para acionistas da Vamos.
Em contrapartida, algumas das principais ações do Ibovespa, de pesos relevantes no indicador, recuaram na semana, a exemplo da Braskem (BRKM5) que ficou na lanterna. Além da petroquímica, a varejista Natura (NTCO3) e a fabricante de bebidas Ambev (ABEV3) foram destaques negativos.
Confira, em seguida, as principais ações em alta e em baixa desta semana no Ibovespa.
TOTS3, VAMO3 e outras oito ações em alta
Na semana negativa para a bolsa, os destaques negativos ficaram com um misto de ações cíclicas e de commodities. Veja a lista:
- Totvs ON (TOTS3): +6,65%
- Hapvida ON (HAPV3): +5,67%
- Vamos ON (VAMO3): +5,66%
- CSN Mineração ON (CMIN3): +5,15%
- Prio ON (PRIO3): +4,53%
- WEG ON (WEGE3): +3,71%
- BB Seguridade ON (BBSE3): +3,44%
- SLC Agrícola ON (SLCE3): +3,23%
- Alpargatas PN (ALPA4): 3,00%
- B3 S.A ON (B3SA3): 2,92%
A lista de ações em alta teve companhias mais sensíveis aos juros, como Hapvida, Vamos e Totvs, no topo, enquanto da metade para baixo, ações de commodities ou mais defensivas dominaram o ranking. São papéis como os de WEG, BB Seguridade e CSN Mineração.
Apesar da alta de juros, a Hapvida se destacou entre as seguradoras de saúde na bolsa. O papel, que sofre com provisões para pagamento de ações na Justiça, recuperou fôlego entre investidores.
No radar, a ANS apreciou uma proposta de aumento de preços de preços de saúde privados em reunião nesta sexta-feira (13).
Além disso, a Vamos subiu porque está prestes a registrar a Automob na bolsa. De acordo com a proposta da Simpar, acionistas da Vamos, que passa a atuar somente com a locação de máquinas amarelas sob a Vamos Locação, devem receber ações da Automob.
Por outro lado, na ponta oposta das ações em alta, a lanterna do Ibovespa na semana ficou com a Braskem (BRKM5), à medida em que a curva de juros futuros prejudicou os papéis da petroquímica, assim como os da Localiza (RENT3). Isso segundo a Ativa Investimentos.
Confira, em seguida, a lista de destaques negativos do Ibovespa na semana:
- Braskem PNA (BRKM5): -11,22%
- Natura ON (NTCO3): -10,06%
- Ambev ON (ABEV3): -8,02%
- Azzas 2154 ON (AZZA3): -7,56%
- Localiza ON (RENT3): -7,44%
- Cogna ON (COGN3): -6,67%
- Assaí ON (ASAI3): -6,66%
- EZTEC ON (EZTC3): -6,28%
- TIM ON (TIMS3): -5,21%
- Vivara ON (VIVA3): -5,77%
Setores mais cíclicos da economia, portanto, sofreram nesta semana com a alta da curva de juros. O embalo no contratos de taxa DI futuro continuou mesmo após o choque de alta da Selic aplicado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central na quarta-feira.
O Copom subiu a taxa básica de juros da economia em 1 ponto percentual, levando a Selic a 12,25%, e encomendou mais duas altas da mesma magnitude em 2025. Ou seja, contratou uma alta para 14,25%.
No pregão de hoje, o DI com vencimento em janeiro de 2027 subiu para 15%.