Todo mundo quer Tesouro Direto: por que as negociações dos prefixados e do Tesouro IPCA+ foram paralisadas de novo hoje
Os investidores brasileiros se viram impossibilitados de operar títulos públicos pelo segundo dia seguido via Tesouro Direto nesta terça-feira (13), devido a novas paralisações no mercado.
Após uma dupla interrupção das operações ontem, os negócios com títulos prefixados e indexados ao IPCA voltaram a ser paralisados pelo “circuit breaker” hoje.
- O “circuit breaker” é um mecanismo de defesa existente nos mercados financeiros. O protocolo de segurança funciona como uma espécie de freio de emergência, interrompendo as negociações em casos de oscilações intensas nos preços ou taxas.
No caso da renda fixa, a pausa acontece quando a volatilidade dos juros atinge níveis extremos, deixando disponível para negociação apenas o Tesouro Selic, considerado o título mais conservador e menos suscetível a essas oscilações mais bruscas.
Negociações do Tesouro Direto suspensas
Ao todo, foram duas suspensões em um único dia. No pregão de hoje, o site do Tesouro ficou inacessível entre 13h e 14h45.
Pouco tempo depois, próximo das 15h30, a plataforma foi suspensa de novo para negócios envolvendo os prefixados e Tesouro IPCA+.
O cenário de instabilidade ocorreu em meio a falas do presidente da Câmara, Arthur Lira, que sinalizou que um dos projetos de lei do pacote de medidas fiscais anunciado pelo governo federal poderia ser votado ainda nesta hoje.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Essa expectativa elevou a tensão no mercado e pressionou a curva de juros futuros (DIs), refletindo no comportamento dos títulos públicos.
Mais cedo nesta terça-feira, a abertura dos DIs fez com que os títulos do Tesouro Direto — tanto os prefixados quanto os atrelados à inflação — atingissem novos recordes de rentabilidade nas negociações.
Para ter uma ideia, no início da sessão, os 31 títulos IPCA+ estavam oferecendo uma remuneração de +7% de juro real.
Esse tipo de movimento, embora historicamente incomum no mercado de renda fixa, tem se repetido com frequência nos últimos dias.
Há algumas sessões, o Tesouro vem alcançando novos picos de rentabilidade e acionando o circuit breaker.
Só na última semana, as negociações chegaram a ser interrompidas quatro vezes, o que evidencia o cenário de forte volatilidade nos juros no país.
*Com informações do Estadão.