Sentimento do consumidor melhora e expectativa de inflação avança em dezembro nos EUA
O índice de sentimento do consumidor dos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, subiu de 71,8 em novembro para 74 no dado preliminar de dezembro, acima das expectativas de analistas ouvidos pelo “Wall Street Journal”, que apontavam para uma alta para 73 pontos.
“Um aumento nas condições de compra de bens duráveis levou as Condições Econômicas Atuais a subir mais de 20%. Em vez de um sinal de força, esse aumento em bens duráveis foi principalmente devido à percepção de que comprar bens duráveis agora permitiria que os compradores evitassem futuros aumentos de preços” disse a diretora da pesquisa, Joanne Hsu.
O sentimento do consumidor aumentou pelo quinto mês consecutivo e ficou 3% acima de sua maior leitura em sete meses.
O índice de expectativas caiu de 76,9 em novembro para 71,8 em dezembro, enquanto o índice que mede as condições atuais da economia americana subiu de 63,9 pontos para 77,7 pontos. Em relação às expectativas de inflação para 12 meses à frente, a Universidade de Michigan mostrou que houve uma alta de 2,6% para 2,9%, enquanto as expectativas de inflação de cinco anos caíram de 3,2% para 3,1%.
*Com informações do Valor Econômico