Selic ‘precificada’ faz mercado voltar-se para reforma tributária
É verdade que uma alta da Selic nesta quarta-feira (11) já está precificada no mercado. Então, o que fica deste morning call é que se deve prestar um pouco mais de atenção em Brasília. Isso por conta de uma votação que pode ser importante envolvendo a reforma tributária.
Assim, de acordo com reportagem da Agência Brasil, o relatório do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária já foi lido na Comissão de Constituição e Justiça. É a CCJ. Dessa maneira, como um pedido de vistas adiou a votação, ela deve ocorrer justamente nesta quarta.
Então, o texto apresenta uma série de mudanças. Juntas, elas causam um impacto de 0,13 ponto percentual sobre a alíquota padrão do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Esse imposto cobrado sobre bens e serviços deve ficar entre 25,45% e 27%, segundo dados do Ministério da Fazenda reproduzidos pela Agência Brasil.
Morning call: Copom faz a última reunião do ano
Assim, ao lado da CCJ, o segundo assunto mais importante do dia é obviamente o fim da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O colegiado decidirá sobre a nova taxa de juros básica da economia – a Selic.
Pouquíssimos apostar numa alta de 25 pontos-base. E na última semana se reduziu o número de especialistas que acreditam até em uma alta de 0,50 ponto percentual. Então, o mercado se divide mesmo entre alta de 0,75 ponto ou até mesmo de 1 ponto porcentual. Quem destoca um pouco é o Bradesco. O banco acredita que o melhor é manter o ritmo atual de cortes e justifica, conforme relata o editor-assistente Lucas Andrade.
Bem, agora chegou o momento de lembramos como as bolsas de valores fecharam na véspera.
Morning call: fechamento do Ibovespa
Em um dia de alívio dos juros futuros e de baixa liquidez, o Ibovespa ganhou tração com o apoio de ações cíclicas e fechou a sessão em alta de 0,80%, aos 128.228 pontos, oscilando entre os 127.213 pontos e os 128.511 pontos.
Mais uma vez, o volume financeiro do índice ficou em R$ 14 bilhões, o que estaria abaixo da média vista em dezembro. Já na B3, o giro financeiro foi de R$ 19 bilhões.
O sentimento de que a agenda fiscal pode ser destravada na reta final do ano fez os investidores reduzirem o prêmio de risco dos ativos locais.
Isso em um pregão em que agentes financeiros também acompanharam atualizações sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passou por cirurgia de emergência na madrugada.
Como fecharam as bolsas nos EUA
Wall Street fechou em queda nesta terça-feira pressionado por ações de empresas de tecnologia, principalmente pelos resultados da Oracle, abaixo da estimativa dos investidores, que levou a uma queda de 6,7%.
Os principais índices registravam queda: o Dow Jones registrou perdas de 0,35%, o S&P 500 recuou 0,30% e o Nasdaq caiu 0,25%.
O otimismo em relação à inteligência artificial fez com que as ações da empresa de computação em nuvem subissem acentuadamente este ano mas um balanço abaixo do esperado levou a uma queda expressiva ontem.
Com informações do Valor Econômico