Bolsa e dólar

Segunda prévia do Ibovespa repete saída de Eztec (EZTC3) e Alpargatas (ALPA4) e a chegada de Marcopolo (POMO4) ao índice; veja como fica

A segunda prévia da carteira do Ibovespa para janeiro a abril de 2025 acaba de ser divulgada. O principal índice da B3, a bolsa brasileira, é reavaliado a cada quatro meses para rebalanceamento dos ativos que compõem o indicador. 

Assim, a segunda prévia do índice manteve a entrada da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo (POMO4) no Ibovespa.

Vale dizer que ainda deve ser publicada uma última prévia até o fim de dezembro para composição do índice para o próximo quadrimestre.

De acordo com a B3, esses ajustes acontecem para que investidores e gestores de fundos tenham alguma previsibilidade e ajustem suas posições em cada empresa.

Vai ficar de fora do Ibovespa? Quem sai

Porém, há também aquelas empresas que ficaram de fora do Ibovespa e a previsão é de que Alpargatas (ALPA4), que fabrica as sandálias Havaianas, e a incorporadora Eztec (EZTC3) deixem o índice no próximo quadrimestre.

Por fim, entre as empresas com maior participação no índice mudaram um pouco.

A Eletrobras (ELET3) superou o Banco do Brasil (BBAS3) por uma margem pequena, mas assumiu o quinto lugar entre as companhias com maior peso no Ibovespa. Veja:

CódigoAçãoTipoPart. (%)
VALE3VALEON EJ NM11,695
PETR4PETROBRASPN ED N28,276
ITUB4ITAUUNIBANCOPN EJ N17,532
PETR3PETROBRASON ED N24,538
ELET3ELETROBRASON N13,441
BBAS3BRASILON EJ NM3,415
Fonte: B3

Além da carteira oficial, a B3 divulga três prévias das carteiras, antes da divulgação da carteira definitiva, para que investidores e gestores de fundos tenham previsibilidade quanto à necessidade de fazer ajustes no peso de cada papel em suas alocações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo