Riscos para meta de emprego e inflação quase em equilíbrio
O Federal Reserve (Fed) reduziu os juros em 0,25 ponto percentual para o intervalo entre 4,50% e 4,75% em decisão unânime dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).
A decisão era amplamente esperada pelo mercado.
No comunicado, o Fed continuou a afirmar que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido.
“Desde o início do ano, as condições do mercado de trabalho têm desacelerado, e a taxa de desemprego aumentou, mas continua baixa”.
“A inflação progrediu em direção à meta de 2%, mas continua elevada”, diz o texto.
Mas o Fed reafirma que está preparado para ajustar sua política monetária se surgirem riscos para o objetivo da autoridade monetária.
Segundo o Fed, os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente em equilíbrio.
Porém, reitera que a perspectiva econômica é incerta, e o Fed está atento aos riscos para ambos os lados de seu mandato duplo, de controle de inflação e de mercado de pleno emprego.
O Fed afirma que continuará dependente de dados e reitera que avaliará cuidadosamente os dados recebidos, o cenário e o equilíbrio de riscos para ajustar o intervalo dos juros.
O comunicado também afirma que continuará reduzindo sua balança de ativos, composta de títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas e dívida de agências.
Com informações do Valor Econômico