Reservatórios devem fechar janeiro com níveis acima de 70%
Os reservatórios das hidrelétricas devem fechar janeiro com níveis considerados satisfatórios pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Três dos quatro submercados do país devem encerrar o primeiro mês do ano com armazenamentos acima de 70%, de acordo com projeções semanais do ONS.
Segundo as estimativas, o submercado Sul deve chegar ao dia 31 de janeiro com 73,8% de armazenamento, enquanto o Nordeste encerra o mês que vem com 70,5% e o Norte, com 86,4%. O Sudeste/Centro-Oeste, principal do país, termina o primeiro mês do ano com 64,8%.
De acordo com o operador, o país encerra 2024 com níveis de armazenamento em torno de 52%, após um ano de seca severa. “Iniciaremos o próximo ano com os reservatórios bem-posicionados”, afirmou Marcio Rea, diretor-geral do ONS, em comunicado.
Expansão
O operador do sistema elétrico brasileiro projeta ainda uma expansão de 4,2% na carga de energia (consumo bruto, que inclui perdas técnicas) em janeiro no Brasil, com maior crescimento no Norte, de 10,5%, para 8.002 megawatts (MW) médios.
O Sul deve registrar aumento de 4,9% na carga (para 14.516 MW médios), enquanto o Nordeste e o Sudeste/Centro-Oeste tem perspectivas de crescimento de 3,3% na carga, para 13.721 MW médios e 46.744 MW médios, respectivamente.
Com informações do Valor Econômico