Redução do consumo de energia por grandes indústrias bate novo recorde
Grandes indústrias registraram, nesta terça-feira (8), redução voluntária recorde de consumo de energia no país, informou a Abrace Energia, associação que representa o segmento. Segundo a entidade, o mecanismo denominado resposta de demanda apresentou ofertas de redução de consumo que totalizaram 260 megawatts (MW) no horário de ponta.
O valor é superior ao recorde de 170 MW de diminuição total verificado o dia 16 de setembro. Corresponde também à potência da hidrelétrica Dardanelos, no Mato Grosso, que possui potência instalada de 261 MW.
A resposta de demanda foi criada para incentivar que grandes consumidores de eletricidade, como siderúrgicas e mineradoras, reduzam o consumo nos horários de pico, ao remanejarem as respectivas atividades produtivas para outros momentos do dia, quando a demanda é menor.
Para que isso aconteça, as indústrias manifestam ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) interesse em reduzir o consumo, em troca de remuneração financeira. A medida foi criada em outubro de 2022 e ganhou mais atenção do mercado de energia elétrica este ano por causa da seca severa que ocorre em grande parte do país.
“A resposta da demanda é hoje uma alternativa importante para se evitar custos desnecessários e garantir segurança ao sistema elétrico quando o consumo está muito alto e o operador do sistema precisa buscar alternativas”, disse Paulo Pedrosa, presidente da Abrace Energia, em comunicado.
A Abrace destacou ainda que a Petrobras apresentou propostas para reduzir consumo em três unidades da companhia, uma no submercado Nordeste, uma no Sul e outra no Sudeste/Centro-Oeste.
Disse também que o mecanismo de resposta de demanda recebeu propostas de reduções consideradas elevadas de consumo. Houve caso de um único consumidor propor reduzir 60 MW de demanda, disse a Abrace.
*Com informações do Valor Econômico