Fundos Imobiliários

Receita abre Consulta Pública sobre nova declaração de criptoativos

A Receita Federal abriu uma consulta pública sobre a Instrução Normativa (IN) que cria a DeCripto, a nova declaração de criptoativos, que trata da obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptos ao Fisco.

A minuta da DeCripto, formulada a partir da já existente obrigação acessória estabelecida por uma IN em 2019, foi disponibilizada nesta quinta-feira (07) e ficará aberta até 6 de dezembro de 2024.

LEIA MAIS: Criptomoedas: Um guia para dar os primeiros passos com as moedas digitais

Continua depois da publicidade

A DeCripto exige a necessidade de informação sobre novos tipos de criptoativos e novas operações com criptoativos.

Além disso, a declaração incorporou as regras e conceitos do Crypto Asset Reporting Framework (CARF), um modelo de intercâmbio de informações de operações com criptoativos desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O conceito de criptoativos e de prestador de serviço de criptoativo, as regras de avaliação de operações com criptoativos e os procedimentos de diligência estão entre as inspirações que foram adotadas pela IN brasileira.

Continua depois da publicidade

A DeCripto também vai captar informações sobre a transferência de criptoativos do exterior para o Brasil (e vice-versa), de criptoativos referenciados a ativos, de transmissão (depósito) de criptoativos para plataformas de finanças descentralizadas e de fracionamento de NFTs (tokens não fungíveis).

“A Receita Federal está empenhada em revisar e aperfeiçoar continuamente os seus atos normativos de forma a privilegiar a segurança jurídica, garantir a justiça fiscal e proteger a base tributária em um esforço contínuo para robustecer a transparência fiscal por meio do intercâmbio internacional de informações. Para isso, busca o diálogo construtivo e conta com a participação das partes interessadas neste processo de consulta”, declarou o Fisco.

Como participar da consulta pública?

Para participar da consulta pública, empresas, academia e demais partes interessadas deverão:

Continua depois da publicidade

  • Indicar expressamente se concordam ou não com a publicação do conteúdo de sua submissão;
  • Requisitar que a sua identificação ou dados pessoais sejam removidos em caso de publicação, se desejado.

As submissões devem ser enviadas para decripto.sufis@rfb.gov.br, preferencialmente em arquivo PDF. Ilka Marinho Barros Pugsley e Rubens Moura de Carvalho são os auditores-fiscais encarregados da análise.

SÉRIE GRATUITA

Curso de Fundos Imobiliários

Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo