Quais são os melhores investimentos para 2025?
Qual o cenário para investimentos para o ano que vem? Pois nesta terça-feira (12) o íon Itaú promoveu o evento online “Ponto de Virada” com essa pergunta como principal norte. No painel “O atual momento do mercado de investimentos”, especialistas trouxeram insights para tentar desbravar os caminhos que levam aos melhores investimentos para 2025 no Brasil e no exterior.
Melhores investimentos para 2025: juros altos e inflação
Mediador do bate-papo, Eduardo Forestieri, superintendente dos escritórios de investimentos íon Itaú, abriu a conversa lembrando que a expectativa para 2024 era de um ano em que a taxa de juros iria cair. “Não foi isso que aconteceu. Continuamos com dois dígitos e subindo”, enfatizou ele.
Marcos Skistymas, diretor de produtos listados da B3, fez coro, reforçando que “todo mundo tinha uma expectativa diferente para 2024, com taxa de juros caindo e bolsa subindo”. De acordo com ele, 2025 ainda vai ser um ano no qual a inflação vai preocupar e o investidor vai tentar se proteger.
“A renda fixa vai continuar muito forte, com destaque para os ativos isentos, como as debêntures incentivadas, por exemplo”, citou ele. “A simplicidade tributária atrai o investidor”, completou Skistymas.
O executivo salientou que se observou neste ano “um fluxo grande de investidores no Tesouro Direto, procurando por títulos isentos, fundos imobiliários, NTN-Bs”. “Temos visto volumes bem significativos em FIIs e BDRs em busca de diversificação, além de pessoas buscando ETFs internacionais por meio de BDRs”, afirmou Skistymas.
Renda variável
O diretor da B3 lembrou também do crescimento do mercado de ações que ocorreu durante a pandemia, o que ajudou a consolidar a renda variável no país. De acordo com ele, o Brasil conta atualmente com 5,5 milhões de pessoas físicas na bolsa.
“A gente agora está em outro patamar. Os números não voltaram ao nível anterior. A gente vê uma nova geração surgindo, mais conectada com os investimentos e utilizando diversos instrumentos. Além disso, a tecnologia veio para ajudar, com uma jornada mais simplificada para o investidor”, salientou Skistymas.
Criptomoedas
O diretor de produtos listados da B3 comentou ainda o crescente interesse do brasileiro por criptomoedas. “É uma demanda do mercado, a gente vai completar essa prateleira de produtos da B3. Vamos passar a oferecer também o futuro do ouro. Teremos uma prateleira bem completa para os investidores, para que tenham possibilidades para todos os cenários macroeconômicos”, antecipou Skistymas.
Melhores investimentos para 2025: o cenário no exterior
Em relação ao exterior, Carlos Ambrósio, general manager Brasil na Avenue, pontuou que a corretora tem acompanhado um “investidor mais maduro”. “A gente vê investidores montando uma reserva em dólar no longo prazo, entendendo uma diversificação estrutural. Essa é a principal mudança de comportamento em 2024”, constatou Ambrósio.
Além disso, diz ele, observou-se neste ano uma demanda muito forte por títulos de renda fixa americana.
Para 2025, de acordo com Ambrósio, a discussão, com a vitória de Donald Trump, se dará em torno do ritmo da queda de taxa de juros nos EUA. “Há uma expectativa da redução da burocracia e ganhos de eficiência com a Inteligência Artificial, por exemplo”, afirmou o executivo.