Mercado financeiro

Protecionismo está aumentando em todo lugar, diz Campos Neto

Ao tratar do cenário econômico global, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o protecionismo está aumentando em todo lugar. Campos Neto participou de reunião com investidores organizada pelo Deutsche Bank nesta segunda-feira em Londres.

  • Leia mais: É difícil pensar em inflação na meta sem redução em serviços, diz Campos Neto

O presidente do BC citou dados que mostram aumento nas restrições comerciais de bens globalmente. ”Você continua estar nesse caminho de restrições comerciais”, disse.

Ele disse também que tem se preocupado com a trajetória da dívida pública global. “Muitos países deveriam estar pensando sobre ajustar os resultados primários para pagar pela pandemia, para pagar pela alta na dívida e pelos juros bem mais altos em termos de custo de rolagem, mas isso não está acontecendo.”

No caso dos Estados Unidos, o presidente do BC ressaltou que o cenário principal é de um pouso suave, mas ressaltou a volatilidade recente. “Os próximos dois ou três números [de inflação] serão importantes para ver qual vai ser o ritmo do corte”, apontou.

Campos Neto disse que muitas pessoas se entusiasmaram com um cenário “front- loading”, quando um BC toma a decisão de subir mais os juros no início do ciclo, no corte de 0,50 ponto percentual pelo Federal Reserve (Fed), na decisão de setembro. O presidente do BC apontou que os dados estão mais “misturados” e que é difícil pensar nesse cenário mais “front-loading”.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo