PIX supera dinheiro como forma de pagamento mais usada no país, aponta levantamento do BC
Levantamento realizado pelo Banco Central (BC) mostra que o Pix superou o dinheiro como forma de pagamento mais usada no país: o Pix é usado por 76,4% da população, enquanto o dinheiro em espécie é utilizado por 68,9%. Os dados foram publicados nesta quarta-feira e são parte da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”.
Em 2021, última edição da pesquisa, o dinheiro era o meio de pagamento mais utilizado, chegando a 83,6% da população. Na época, o Pix era recém-lançado e utilizado por 46% da população.
A pesquisa ouviu 1 mil pessoas e 1 mil comércios, tem nível de confiança de 95%, margem de erro de 3,1% e foi conduzida entre 28 de maio e 1º de julho deste ano.
Ao serem questionados sobre qual meio de pagamento utilizam com mais frequência, 46,1% responderam Pix, 22% dinheiro, 17,4% cartão de débito e 11,5% cartão de crédito.
O uso do dinheiro em espécie é mais frequente por pessoas de renda mais baixa. Para quem ganha até dois salários mínimos, o percentual de quem usa dinheiro como meio de pagamento é de 75%. Esse valor cai para 58,3% no caso dos que recebem mais de 10 salários mínimos.
*Com informações do Valor Econômico