Economia

Perspectiva é de que a inflação nos EUA continuará em queda, diz Bostic do Fed

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta segunda-feira (2) que apesar do caminho acidentado, a expectativa é de que a queda na inflação vai continuar. Em artigo publicado em seu site, Bostic afirma que a estabilidade de preços e o pleno emprego seguem saudáveis, mas ressalta que as incertezas e riscos ainda existem.

Segundo ele, um fator importante que contribui para a resiliência da inflação elevada tem sido os preços dos imóveis. “Medidas baseadas no preço do aluguel feitas pelo mercado têm sido muito mais suaves do que as estatísticas oficiais de inflação, e esse abrandamento nos aluguéis deve eventualmente passar para as estatísticas”, afirma ele.

Bostic disse que não espera que a atividade resiliente da economia contribua para uma alta da inflação. Ele disse que as expectativas de inflação seguem estáveis e em linha com o comportamento antes da pandemia. “Os riscos para inflação e emprego estão estabilizados, o que justifica se mover em direção à taxa neutra”, disse.

O dirigente do Fed disse também, em entrevista, que não vai para a reunião do Fed de dezembro com uma decisão pré-estabelecida. Ele reitera que permanece dependente de dados e que as opções seguem em aberto. “Se vamos errar, prefiro errar do lado restritivo”, disse ele, que afirmou que considera a atual política restritiva.

Bostic disse também que não quer passar uma mensagem de que haverá cortes em todas as próximas reuniões.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo