Finanças

Para que serve o planejador financeiro?

Quando estamos doentes, procuramos um(a) médico(a). Quando estamos com dor de dente, vamos ao(à) dentista. Se precisamos cuidar da nossa saúde mental, falamos com um(a) psicólogo(a). Então, ora, se precisamos resolver questões de saúde financeira, por que então não falar com um especialista no assunto, o chamado planejador financeiro profissional?

A importância de ter um planejador financeiro

Para se ter uma ideia da importância desse profissional, em 2024, o Brasil atingiu a marca de 10 mil planejadores financeiros com a certificação CFP®.

Segundo a Planejar, entidade responsável pela certificação dessa categoria no Brasil, a busca por essa especialização está crescendo, e mais profissionais do mercado financeiro buscam se qualificar em meio à expansão da oferta de serviços e produtos por parte de bancos, corretoras e empresas de investimentos.

A quantidade de planejadores financeiros no Brasil só fica atrás de mercados como Estados Unidos, Japão, China e Canada.

No mundo, são 223.770 planejadores com a certificação CFP®.

Atualmente, estar bem amparado por um planejador financeiro profissional pode ser a chave para um futuro tranquilo quando falamos do que queremos para o nosso dinheiro e para a nossa vida. Por isso, dê preferência para aqueles que tenham a Certificação CFP®. Essa certificação garante que o planejador financeiro profissional está apto a atuar, pois passou por um rigoroso processo de certificação para exercer essa função.

Então, vamos aos motivos?

Uma pessoa bem assessorada financeiramente toma decisões melhores, troca o curto prazo pelo longo prazo, troca o consumo imediato pela tranquilidade em ter uma reserva financeira, define metas, objetivos, e ganha um bem valioso chamado tranquilidade.

Quais são as funções de um planejador financeiro?

Então, quer saber mais sobre a vantagem em contar com a ajuda de um planejador financeiro profissional? Te mostro 7 motivos, acompanhe:

1. Ajudar a entender sua situação financeira

Nós sempre procuramos ajuda quando estamos em algum momento de adversidade. E a nossa vida financeira pode ser, por vezes,  uma roda gigante, em que hora estamos por cima, hora por baixo.

Vale avisar que o planejador financeiro profissional não necessariamente vai te deixar por cima a todo momento.

Ele te ajudará a entender a sua situação financeira e incluirá planos de ação específicos a depender da situação atual.

Esse é um excelente momento para descobrir ralos financeiros e, assim, eliminar despesas ocultas, melhorando seu poder de guardar dinheiro e investir.

2. Oferecer conhecimento sobre os produtos financeiros

A oferta de produtos financeiros só aumenta a cada dia e, às vezes, não temos tempo para acompanhar essa evolução. Contar com um planejador financeiro profissional vai te trazer um horizonte de quais produtos fazem sentido para o seu momento de vida, bem como entender melhor como eles se encaixarão nos seus planos e objetivos.

Um ponto importante aqui é que o planejador vai te ajudar a entender qual o seu perfil investidor e, com base nele, te indicar estratégias mais aderentes às suas necessidades.

3. Criar um plano de ação focado em objetivos

O planejador financeiro profissional vai te ajudar a definir as prioridades de curto, médio e longo prazo, indicando planos de ação para cada objetivo.

A reserva de curto prazo é a do dia a dia, indicada para gastos inesperados ou emergências. Já a de médio prazo é feita para você realizar desde necessidades mais imediatas, como comprar um bem, ou até grandes sonhos. E para fechar, a de longo prazo é indicada para a aposentadoria e sucessão patrimonial. Pense hoje no valor que você quer ter todo mês quando se aposentar, com que idade quer se aposentar e quanto você consegue poupar mensalmente para a formação desta reserva.

4. Ajudar no planejamento tributário

Ninguém gosta de pagar muito imposto e, assim, quanto mais imposto se paga, menor tendem a ser os ganhos ao final do dia.

O planejador financeiro profissional vai te ajudar a incluir estratégias para otimizar investimentos e rendimentos, buscando alternativas que reduzam a carga tributária de forma legal e ética.

Essas estratégias podem incluir a diversificação de investimentos em diferentes classes de ativos, o aproveitamento de incentivos fiscais e a utilização de instrumentos como a Previdência Complementar, entre outros. Sua declaração de imposto de renda vai agradecer essa organização.

5. Contribuir no planejamento para a aposentadoria

Todos nós sonhamos com uma aposentadoria tranquila. O planejador financeiro profissional te ajudará a constituir uma reserva de longo prazo usando produtos e fundos que fazem sentido para o seu perfil investidor.

Ele vai “calibrar” seu fluxo mensal e aportes visando atingir o objetivo definido. E não só isso: ele também te ajudará na forma como esses recursos serão utilizados quando se aposentar, indicando a forma de utilização mais adequada às suas necessidades

6. Planejar a sucessão patrimonial em vida

Assunto delicado a ser tratado pela família mas que, com a ajuda de um planejador financeiro profissional, pode se tornar mais simples.

Assim, ele te ajudará a entender o que é possível ser feito com seu patrimônio, garantindo que a sucessão seja feita de forma suave e com redução de carga tributária, pois os custos de um inventário representam certa de 10% do patrimônio a ser herdado. Ele vai recomendar o que fará mais sentido para cada situação, podendo propor doações em vida, testamento, holding familiar, Trust, VGBL, entre outros, de acordo com a sua situação.

7. Redução do estresse financeiro

Talvez esse seja o principal ganho de ter a ajuda de um planejador financeiro profissional. Ter tranquilidade e não se preocupar com dinheiro é um sonho de muita gente, pois infelizmente vivemos em um país onde essa realidade é para poucos. Dados coletados em 2022 para a pesquisa que mede o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), mostram que 56,1% dos respondentes percebem as finanças como motivo de estresse na família, e que 71% relataram que convivem em meio ao estresse financeiro há mais de 1 ano.

O planejador financeiro profissional vai te ajudar a evitar o endividamento excessivo, se preparar para imprevistos e pensar no longo prazo.

Como encontrar um planejador financeiro?

Dito tudo isso: como entrar em contato com um profissional de planejamento financeiro?

 Para contratar um planejador financeiro, você pode procurar por empresas de planejamento financeiro ou por consultores independentes certificados. No site da Planejar – Associação Brasileira dos Planejadores Financeiros (planejar.org.br), que cuida da marca CFP® no Brasil, você consegue encontrar um profissional através da opção Sociedade / Encontre um profissional CFP®.

O planejador financeiro profissional CFP® tem a missão de transformar a forma como lidamos com o dinheiro, e tê-lo nessa jornada é a chave para uma vida tranquila, planejada e com objetivos bem definidos.

Planeje-se, pois o melhor dia para começar é hoje!

*Texto escrito por Vinicius Panizza, para o íon. Para ler outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo