Empresas

Oxxo vai virar banco? O acordo com o Nubank (ROXO34) no México de olho em depósitos e saques

Há cerca de dois anos, o brasileiro se perguntava: “é Oxxo ou é óquissô?” — em uma tentativa de descobrir a pronúncia correta da rede que começou abrir uma loja atrás da outra pelo País. Passado esse período, que envolveu até uma ação de marketing para responder a essa pergunta, o grupo mexicano dá novos passos. 

A Oxxo e o Nubank fecharam um acordo nesta segunda-feira (13) no México para que o banco digital expanda a rede de depósitos e saques.

A ideia é que os saques em dinheiro com o cartão do Nubank já estejam disponíveis nas lojas da Oxxo no México a partir de amanhã (14). 

De acordo com a fintech, os depósitos em dinheiro serão oferecidos nos próximos meses.

A Oxxo vai virar banco?

Não — pelo menos por enquanto. O acordo anunciado hoje permitirá que mais de 9 milhões de clientes do Nubank no México possam fazer transações bancárias nas 22 mil lojas da rede no país. 

Além da Colômbia, o México é um dos países que o Nubank opera no exterior.

“Este acordo com a Oxxo nos permitirá promover a inclusão financeira em áreas ainda não atendidas pelas instituições financeiras tradicionais”, diz o diretor geral do Nu México, Iván Canales. 

Essa, no entanto, não é a primeira incursão do Nubank com lojas por lá. Ao todo, o banco digital tem mais de 30 mil pontos físicos no país.

Além da Oxxo, a fintech já fechou acordos com as redes de lojas Systienda e Yastás, Kiosko, e as filiais da Financeira para el Bienestar, além de Soriana e Chedraui.  

As operações do Nubank no México e o rebaixamento

De acordo com dados dos reguladores mexicanos, o Nubank atingiu uma carteira de empréstimos de 19,4 bilhões de pesos mexicanos (R$ 5,7 bilhões) em dezembro — uma queda de 1% na variação mensal. 

Mas o banco digital conseguiu fechar o ano com uma carteira de empréstimos 43% maior em 2024 na comparação com o ano anterior. 

Vale lembrar, no entanto, que os dados não incluem os números dos depósitos, que vinham desacelerando até outubro. 

“A desaceleração potencial nos depósitos para o Nubank pode ser explicada não apenas como uma forma de aliviar as pressões de custo de financiamento, mas também de uma combinação de baixos custos de troca para usuários e um cenário competitivo intensificado”, diz o Citi em relatório. 

Do lado dos ativos, o banco norte-americano vê a desaceleração como alguma cautela decorrente da competição intensificada, enquanto reitera a visão de que o México pode levar mais tempo do que o esperado para contribuir para os resultados financeiros do banco digital.

Esse cenário contribuiu para que o Citi rebaixasse, no início do mês passado, o Nubank de neutro para venda. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo