Finanças

O que Silvio Santos pensava sobre finanças?

Como a maioria dos brasileiros, fiquei impactada pela notícia da morte de Silvio Santos. Embora o apresentador tivesse mais idade, a gente nunca espera que alguém se vá, concorda? E, no meu caso, sempre gosto de lembrar que venho de uma geração na qual Silvio era tido como alguém da família, pois cresci assistindo aos seus programas aos domingos, além de toda a programação do SBT ao longo da semana. 

Nos anos de 1980, tínhamos pouquíssimas opções de canais na TV. Na verdade 5 ou 6, talvez um pouco mais, mas nunca mais que 10.

Quer organizar suas finanças e alcançar seus sonhos de forma mais fácil? Baixe GRATUITAMENTE nossa Planilha de Controle Financeiro, desenvolvida por especialistas do Itaú. Tenha controle total sobre suas receitas, despesas, e investimentos, e veja seu progresso através de gráficos claros. Não perca esta chance: organize seu orçamento hoje e dê o primeiro passo em direção ao seu carro, casa ou aquela viagem dos sonhos. Clique aqui e comece agora!

O vídeo cassete e as locadoras de vídeo que possibilitavam assistir aos filmes que antes só eram vistos no cinema e, posteriormente na TV, eram apenas acessíveis às classes mais altas do Brasil. Só se popularizaram em meados dos anos 1990. 

TV por assinatura ou streaming? Eram apenas assuntos dos filmes futuristas de ficção científica.

A riqueza de Silvio Santos

Entretanto, mesmo que você não pertença às gerações que tiveram uma relação próxima a Silvio Santos, tenho certeza que você sabe quem é ou já ouviu falar do apresentador e comunicador mais famoso do Brasil, também conhecido por ser o como o “homem do Baú”.

Talvez você até já tenha usado algum de seus famosos bordões como “Quem quer dinheiro”, “Está certo disto?” ou “Pedir ajuda aos universitários”.

Além disso, Silvio Santos era conhecido como um exemplo de construção de riqueza.

Quem não conhece a história do camelô que se tornou uns dos homens mais ricos e respeitados do país?

O legado de Silvio é imenso e muito vasto e útil para os mais diversos campos. Compartilho aqui minha visão sobre principais lições que podem ser adotadas para o campo da Inteligência Financeira:

Silvio Santos e finanças: dinheiro é resultado de trabalho

Senor Abravanel, que mais tarde se tornaria Silvio Santos, iniciou a vida profissional aos 14 anos como camelô. Sua voz e carisma encantaram os clientes que lhe sugeriram a carreira de locutor de rádio e assim, ele foi evoluindo até se tornar o apresentador de TV mais famoso do Brasil, empresário e investidor.

A trajetória de Silvio foi marcada por dedicação, convicção, oportunismo, coragem para arriscar e capacidade para vislumbrar e aproveitar as oportunidades quando elas surgiam, mesmo que isso significasse entrar em territórios desconhecidos.

“Errar não é humano”

Contrariando o dito popular que diz que “errar é humano”, para ele, o contrário: errar não é humano!

De forma bem-humorada ele justificava a afirmativa contando sobre o seu passado de paraquedista, em que um erro custaria uma vida e, também, pelo fato de que ninguém sai de casa dizendo “hoje eu vou errar”.

Segundo ele, todos têm a intenção de acertar. Ninguém erra de propósito. Então, o erro pode sim acontecer, mas nunca de propósito.

Quando questionado sobre o sucesso e como fazer para ganhar dinheiro, Silvio, sem titubear, respondia: “trabalhando!”. E acrescentava: “trabalhando e acreditando que se ganha dinheiro com 10% de inspiração e 90% de transpiração”.

Apesar de ter uma personalidade extrovertida, corajosa e oportunista, Silvio Santos era cauteloso com seu dinheiro. Conseguia ser uma pessoa ousada e cautelosa ao mesmo tempo.

Ele mantinha um rigoroso controle financeiro em suas empresas, evitando dívidas excessivas e tomando decisões financeiras cuidadosas, o que demonstra a importância de viver dentro dos seus meios e manter um controle rígido sobre as finanças pessoais e empresariais.

“Não tenha vergonha de usar a mesma roupa, não ter um bom telefone ou ter um carro velho. Vergonha é viver de aparências tentando mostrar aos outros o que não é”, costumava dizer.

Acesse o artigo Há diferença entre educação financeira e inteligência financeira? e entenda melhor esta lógica. Também baixe a planilha de  controle financeiro aqui da Inteligência Financeira que vai te ajudar a planejar melhor seu orçamento.

Um pouco de risco e diversificação para crescer

Silvio acreditava que para crescer financeiramente era necessário sair da zona de conforto e arriscar!

Ele começou a carreira no rádio e televisão. Se consolidou como empresário, sendo proprietário de canais de TV, mas rapidamente expandiu seus negócios para outras áreas além da TV, como segmento bancário, mercado de capitalização, indústria de cosméticos e até mesmo o setor imobiliário.

Essa diversificação comprova uma lição valiosa sobre investimentos: não colocar todos os ovos em uma só cesta.

Diversificar minimiza riscos e aumenta as oportunidades de sucesso.

Visão de longo prazo de Silvio Santos para as finanças

Silvio era conhecido por pensar a longo prazo e ser persistente. Comprou sua emissora de TV em uma época em que as redes de televisão estavam sob domínio das grandes emissoras.

Ele investiu no crescimento e consolidação da emissora ao longo dos anos, ao invés de buscar retornos rápidos. Isto muito antes de existir o conceito de startups ou MVP (mínimo produto viável).

Isso nos ensina sobre a importância de ter paciência para construir um negócio de forma sustentável.

Sua trajetória comprova e como ele próprio afirmava: “sucesso financeiro não vem de sorte, mas sim de dedicação e esforço contínuo”.

Educação e aprendizado contínuo

Silvio Santos sempre buscou aprender mais, seja sobre o mercado, sobre seus concorrentes ou sobre novas oportunidades de negócios.

Ele foi um exemplo de que nunca se deve parar de aprender, pois o conhecimento é uma fonte inesgotável e umas das chaves para a inteligência financeira.

Essas lições mostram que Silvio Santos não só se destacou no entretenimento ou como empresário.

Ele deixa um legado de práticas financeiras que podem inspirar e orientar tanto empresários quanto indivíduos em busca de estabilidade e sucesso financeiro. Leia Como o planejamento financeiro pode transformar sonho em realidade?.

Para que serve o dinheiro

Concluindo, como afirmei antes, eu me considerava íntima de Silvio Santos e confesso que sempre imaginei que a despedida dele seria algo grandioso, como as de ídolos como Ayrton Senna e Pelé.

Entretanto, seu desejo foi respeitado: uma cerimônia simples e discreta, restrita apenas a família e amigos íntimos. Pois segundo ele: Do mundo não se leva nada! Além disso, a despedida seria do Senor Abravanel e não do Silvio Santos, pois este viverá para sempre!

Ao lembrar disto, instantaneamente, remeto a meus mantras: “Dinheiro serve para nos servir e não ao contrário” e; “Use as coisas e ame as pessoas!”. São as lições de Silvio Santos sobre finanças.

Meu desejo a todos é que possamos construir um legado para além do dinheiro que nos torne realmente INESQUECÍVEIS e assim possamos viver para sempre.

Até a próxima coluna!



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo