O que é CBDC e qual a diferença em relação a uma criptomoeda?
Em agosto de 2023, o Banco Central do Brasil anunciou o Drex, a versão digital do real e uma nova etapa no sistema financeiro nacional. O Drex é uma CBDC (Moeda Digital do Banco Central), ou Moeda Digital Emitida por Banco Central, o que despertou muitas dúvidas sobre o que essa tecnologia significa, como funciona e qual sua relação com as criptomoedas populares. Mas, você já se perguntou o que é uma CBDC?
Seja como complemento ao dinheiro tradicional ou como concorrente às criptomoedas, as CBDCs prometem transformar a forma como interagimos com o dinheiro nos próximos anos. Saiba todos os detalhes sobre o que é uma CBDC e o Drex, a Moeda Digital do Banco Central do Brasil.
O que é CBDC?
CBDC é a sigla para Central Bank Digital Currency, que em português pode ser traduzido como Moeda Digital Emitida por Banco Central.
Basicamente, é uma versão digital da moeda oficial de um país, criada e gerida por sua autoridade monetária.
Enquanto o dinheiro físico existe em notas e moedas, a CBDC é 100% digital, armazenada em carteiras virtuais e utilizada para as mesmas finalidades: realizar compras, transferir valores e guardar como reserva de valor.
Embora os bancos centrais já digitalizem a maior parte das transações financeiras, emitir moedas digitais diretamente traz uma série de inovações e vantagens, como maior eficiência, segurança e inclusão financeira.
Como funciona uma CBDC?
Um banco central desenvolve e gerencia uma CBDC (moeda digital do banco central) de um país. Para saber o que é uma CBDC, é necessário entender que existem dois tipos principais de Moeda Digital do Banco Central:
CBDC de atacado:
Voltada para transações entre instituições financeiras, como bancos, cooperativas e câmaras de compensação. Seu objetivo é tornar mais rápidos e baratos os pagamentos entre bancos e facilitar transações internacionais.
CBDC de varejo:
A CBDC de varejo é focada no consumidor final, permitindo que qualquer pessoa ou empresa use a moeda digital em suas transações diárias, como pagar contas, transferir valores ou comprar produtos.
Além disso, o Drexa versão brasileira da CBDC, é um exemplo de CBDC de varejo.
Drex: A revolução do crédito no Brasil? Descubra o que Gabriel Galípolo acha sobre o real digital
CBDC é uma criptomoeda?
Embora as CBDCs e as criptomoedas compartilhem algumas características, como o uso da tecnologia blockchain, elas são muito diferentes em seus fundamentos.
Diferenças entre CBDC e criptomoeda:
Aspecto | CDB | Criptomoeda |
Emissor | Banco central de um país | Desenvolvedores independentes ou empresas |
Gestão | Centralizada | Descentralizada |
Finalidade | Substituir ou complementar o dinheiro físico | Ativo digital ou meio alternativo de pagamento |
Transparência | Dados restritos às autoridades monetárias | Transações públicas e verificáveis na rede |
Enquanto criptomoedas como o Bitcoin são descentralizadas e operadas por uma comunidade, as CBDCs são totalmente controladas por bancos centrais.
Além disso, as criptomoedas são tratadas como ativos de investimento, enquanto as CBDCs têm como objetivo substituir o dinheiro tradicional para transações diárias.
O que é o Drex?
O Drex é a CBDC Brasil, ou seja, a versão digital do real, desenvolvida pelo Banco Central. Ele é projetado para funcionar como uma extensão do papel-moeda, com o mesmo valor e finalidades, mas disponível exclusivamente no formato digital.
Quer saber mais sobre o Drex? Acompanhe o portal MeuCryptoChannel e veja todos os detalhes da CBDC do Brasil.
Quais países já possuem CBDC?
Segundo o CBDC Tracker, ao menos 40 países já lançaram pilotos de suas moedas digitais oficiais. Entre os exemplos mais avançados estão:
China:
O yuan digital é a CBDC mais desenvolvida até o momento, com um piloto que já alcançou milhões de pessoas. Durante as Olimpíadas de Pequim, os atletas e turistas usaram para transações.
Bahamas:
Por fim, o Sand Dollar foi a primeira CBDC oficial lançada no mundo, em 2020.
Como comprar CBDC?
Ao contrário das criptomoedas, as CBDCs não se compram em exchanges ou plataformas de negociação.
Os bancos centrais emitem as CBDCs diretamente e as distribuem por bancos ou fintechs autorizadas.