Analise

Ministério da Defesa contrata serviço blockchain e IPFS como Produto Estratégico de Defesa

O Ministério da Defesa do Brasil, por meio de assinatura do Ministro José Múcio Monteiro Filho, contratou novos serviços como Produtos Estratégicos de Defesa (PED), dentre eles uma solução em blockchain.

Outra que chama atenção é uma solução envolvendo contratos inteligentes, mostrando que a defesa brasileira já se atentou para a importância de registros confiáveis. Isso porque, vários governos têm sofrido problemas cibernéticos e a blockchain pode ser um caminho para mitigar ameaças na confiança de registros.

A terceira contratação de serviço realizada pelo Ministério da Defesa que se destaca envolve uma solução com IPFS, sistema distribuído para armazenamento de arquivos.

De acordo com apuração do Livecoins, a nova contratação buscou uma empresa que tem escritórios em Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), para ofertar os três serviços.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Veja mais detalhes das soluções blockchain contratadas pelo Ministério da Defesa no Brasil como PED

De acordo com informações que constam na Portaria GM-MD nº 5.574, de 5 de dezembro de 2024, publicada no Diário Oficial da União, as novas contratações obedecem à regulação brasileira. Assim, sua contratação como Produto Estratégico de Defesa altera o anexo da Portaria nº 1.345/MD de 2014, acrescentando os novos itens.

Uma das soluções é a Everblock – Registro e Armazenamento Seguro (IPFS), que segundo apurado pela reportagem busca garantir a imutabilidade das informações. A empresa responsável pela sua criação deixa claro que é uma forma de “armazenamento descentralizado de documentos, contratos inteligentes, validação e garantia da imutabilidade de informações”.

Outro PED contratado pelo Ministro da Defesa José Múcio envolve os Serviços Profissionais – Serviços Técnicos Especializados Em Blockchain. Neste ponto, não está totalmente claro o que pode surgir no futuro como mecanismo de defesa no Brasil envolvendo a tecnologia.

Por fim, a terceira e última contratação analisada pelo Livecoins é a da ferramenta Smartzation – Auditoria de Contratos Inteligentes. De acordo com a fornecedora TS4, a ferramenta valida contratos inteligentes em blockchain, garantindo ainda a confiança e segurança das transações.

Tecnologia disruptiva na defesa brasileira

Criada na prática desde a invenção do Bitcoin, a tecnologia blockchain é uma das principais inovações dos últimos anos em todo o mundo. Já reconhecida como um protocolo de confiança, transparência e imutabilidade dos dados, é a única capaz de garantir comunicações sem interferências, em uma era envolta em ataques cibernéticos.

Vale lembrar que, recente noticiado no próprio Livecoins, um militar do Exército Brasileiro analisou que esta tecnologia seria uma das bases de defesa dos países. Ao que tudo indica, o Ministério da Defesa já analisou e contratou soluções, posicionando o Brasil entre as potências militares a testar soluções.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo