mercado de trabalho menos aquecido nos EUA
A revisão preliminar anual do payroll, relatório oficial do mercado de trabalho dos Estados Unidos, mostrou que a economia americana criou 818 mil empregos a menos do que o estimado anteriormente nos 12 meses até março de 2024. O mercado já esperava uma diminuição das estimativas, mas a maioria das projeções apontava para uma revisão menor.
Em termos percentuais, a revisão indica uma força de trabalho 0,5% menor nos Estados Unidos entre abril de 2023 e março deste ano. Com 819 mil empregos a menos, o setor privado foi responsável por toda a queda no número de vagas criadas, com destaque para o setor de serviços profissionais e de negócios, que anotou uma revisão em baixa de 358 mil empregos.
A revisão final do payroll americano nos 12 meses até março de 2024 será publicada em fevereiro de 2025, junto do payroll de janeiro do ano que vem.
No mesmo período, o mercado de trabalho americano registrou um aumento de 1,3% no número de empregos em relação ao ano anterior, a 153,6 milhões, conforme dados regionais publicados nesta manhã e que baseiam as revisões do payroll.
No primeiro trimestre de 2024, o salário médio semanal pago aos trabalhadores americanos aumentou em 4,2%, a US$ 1,527 mil, na comparação com o mesmo período de 2023, informou o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS).
Com informações do Valor Econômico