LCI e LCA rendem mais que CDB? Saiba fazer a conta
Há casos em que LCI e LCA rendem mais que CDB, ainda que nominalmente tenham porcentuais do CDI menores. Isso porque as letras de crédito agro e imobiliário são incentivadas, portanto, há isenção de imposto de renda. Enquanto o CDB tem incidência de IR.
Mas os investidores podem ter alguma dificuldade em identificar a partir de qual percentual do CDI uma LCI ou LCA passa a ser mais rentável que um CDB. Mas a conta, no entanto, é relativamente simples.
O planejador financeiro Carlos Castro, da Planejar, explica que, tendo a rentabilidade da LCI ou LCA, é preciso dividir por 0,85% para comparar com a do CDB.
Então, uma LCI ou LCA que pague 85% do CDI pagará o equivalente a um CDB 100% do CDI.
Imposto no CDB
É importante saber que para ter essa rentabilidade no CDB é preciso deixar a aplicação por pelo menos dois anos, quando a incidência de imposto cai para 15% sobre a rentabilidade.
Antes disso, a tributação é mais alta e chega a 22,5%. Nesses casos, a diferença para LCI e LCA passa a ser ainda mais desvantajosa para o CDB.
LCI e LCA rendem mais que CDB? Aprenda a fazer o cálculo
É preciso dividir o porcentual de CDI na LCI (85, no exemplo anterior) pelo valor fixo para efetuar o cálculo (0,85) e então obter o percentual do CDI no CDB (100).
Ou seja
85 ÷ 0,85 = 100
Outro exemplo: LCI que paga 90% do CDI
Uma LCI que pague 90% do CDI pagará o equivalente a 105,88% do CDI.
90 ÷ 0,85% = 105,88
Cálculo por dentro
Carlos Castro explica que no mercado financeiro essa operação é chamada de conta por dentro ou cálculo por dentro.
“É um jargão para comparar a rentabilidade de diferentes produtos de investimento, levando em consideração a incidência de impostos”, explica o planejador financeiro.
Alertas para casos em que LCI e LCA rendem mais que CDB
O fato de uma determinada LCI ou LCA render mais que o CDB representa também um aumento do risco. Por isso, é importante entender o nível de incerteza da empresa devedora (que será beneficiada pelas letras de crédito).
Um dos pontos mais importantes para entender esse risco é saber o rating médio da empresa, que pode ser acessado em relatórios de bancos de investimento e corretoras.
Tenha mais detalhes sobre a rentabilidade de LCI, LCA, CDB e outras modalidades na calculadora da Inteligência Financeira.