Analise

Javier Milei demite chefe da Receita Argentina após plano de tributar criptomoedas

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a demissão da chefe da Receita Federal do país, após ela manter os planos de tributação de criptomoedas, streamers e de influencers digitais.

De acordo com informações locais, Florencia Misrahi já vinha demonstrando publicamente seu descontentamento com o governo, que eliminou a AFIP para criar a ARCA. Assim, com uma nova receita federal argentina, Misrahi teria que ganhar menos em seu salário mensal, algo que não lhe agradou.

Em meio a tensão com o presidente do país, ela deixa o cargo de forma oficial, conforme nota publicada no X, pelo assessor da presidência argentina.

“O Presidente da Nação tomou a decisão de demitir a chefe da ARCA e dois dirigentes pela modificação do regime de streamers e influenciadores. Juan Pazo assumirá o cargo de novo chefe da ARCA e Pablo Quirno assumirá o cargo de Secretário de Relações Econômicas Internacionais. Fim.”

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

“Este governo não vai perseguir novas formas de negócios digitais”, disse declaração da presidência de Javier Milei após demissão de chefe da receita

Segundo apurado pelo Livecoins, a presidência da República Argentina emitiu no último sábado (7) a confirmação da demissão da ex-chefe da AFIP e da ARCA.

Em nota no X da Oficina del Presidente, o governo argentino deixa claro que não pretende perseguir novos negócios digitais. Ou seja, vai eliminar uma regulação recente da ARCA que citava a tributação dos influencers, mineradores de criptomoedas, entre outros.

“A Presidência informa que o Presidente Javier Milei tomou a decisão de desligar a titular da ARCA, Florencia Misrahi, e outros dois funcionários sob sua responsabilidade, por divergências no direcionamento da gestão.

A decisão de modificar o regime tributário de streamers e influenciadores digitais foi tomada de maneira não consultada e será revertida imediatamente após sua saída.

Em seu lugar, o novo titular da recém-criada Agência de Arrecadação e Controle Aduaneiro (ARCA) será Juan Pazo, que esteve, desde o início do governo, à frente da Secretaria de Coordenação de Produção e, recentemente, havia assumido a Secretaria de Relações Econômicas Internacionais na Chancelaria.

Este governo não irá perseguir as novas formas de negócios digitais e reafirma seu compromisso de trabalhar em um regime tributário simplificado. A solução para o persistente déficit fiscal que a República Argentina sofreu por décadas não é buscar novas formas de arrecadação, mas sim reduzir os gastos públicos.”

Ao banir a nova regulação que afetava até o mercado de criptomoedas, tudo indica que Milei segue atento a toda burocratização estatal argentina. Na próxima terça-feira (10), ele promete um discurso para apresentar os resultados do seu primeiro ano de mandato.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo