HIG propõe prêmio de mais de 30% aos acionistas minoritários para fechar o capital da Kora Saúde (KRSA3)
A HIG Capital apresentou no fim da tarde deste domingo (15) uma nova oferta pública de aquisição (OPA) de ações da Kora Saúde (KRSA3).
A OPA é o mecanismo por meio do qual um acionista tenta fechar o capital de uma empresa.
No caso da OPA apresentada para tirar a Kora Saúde da bolsa, a HIG promete pagar R$ 8,80 por ação detida pelos minoritários.
Isso representa um prêmio de mais de 30% sobre o fechamento de KRSA3 na sexta-feira. No último pregão, o papel fechou em R$ 6,72.
Esta não é a primeira OPA da HIG pela Kora
Em julho, antes de a Kora passar por um grupamento de ações devido à condição de penny stock, o HIG chegou a fazer uma OPA para tirar sua controlada da bolsa.
No entanto, a gestora americana não ofereceu nenhum prêmio pelo papel e a oferta pública de aquisição não saiu do papel.
Com a nova oferta, a HIG pretende encerrar de uma vez por todas um impasse que opõe acionistas minoritários contrários ao fechamento de capital.
Na ocasião da primeira OPA, a B3 chegou a proibir a participação dos fundadores da Kora, Bruno Moulin Machado e Ivan Lima, na votação da proposta.
Agora, a HIG precisa da aprovação de dois terços dos minoritários para fechar o capital da empresa.
Em fato relevante divulgado neste domingo, a gestora afirma já contar com a anuência de acionistas detentores de 31,86% das ações da Kora em circulação.
O objetivo principal da gestora é tirar a Kora do segmento Novo Mercado diante do alto endividamento da companhia.
Na semana passada, a Kora anunciou o encerramento de um processo de reperfilamento iniciado da dívida iniciado em outubro.