Haddad vai anunciar isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento hoje à noite de 7 minutos e 18 segundos para explicar o pacote de corte de gastos que será enviado ao Congresso Nacional, para garantir a sustentabilidade do novo arcabouço fiscal. O pronunciamento será transmitido em rede nacional de rádio e televisão, às 20h30.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda, o slogan do pronunciamento é “Brasil mais forte, governo eficiente, país justo”. Antes, no fim da tarde de hoje, Haddad apresentará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta aos presidentes da Câmara e do Senado, além de líderes partidários.
O pacote de gastos a ser anunciado vai envolver uma Proposta de Emenda à Constituição e um Projeto de Lei Complementar. O objetivo é diminuir o ritmo de crescimento das despesas obrigatórias, de modo que elas caibam dentro do novo arcabouço fiscal.
Aumento da isenção de Imposto de Renda
A expectativa é que o pacote de Haddad inclua um teto para reajuste do salário mínimo, permitindo que o piso salarial cresça até 2,5% por ano, descontada a inflação. Também devem entrar mudanças no abono salarial, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na previdência dos militares.
Ainda segundo apurou o Valor, o governo avalia a possibilidade de anunciar, paralelamente às medidas de ajuste fiscal pelo lado das despesas, a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil.
A informação circula no Congresso e foi confirmada pelo Valor com três fontes do governo. Uma delas, porém, disse não saber se a medida ficará na versão final do anúncio.
Com informações do Valor Econômico