Economia

Haddad: Dólar pode estar sofrendo com especulação, mas medidas tendem a acalmar mercado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (18) que o governo federal tem recebido informações de que a desvalorização recente do câmbio pode ser explicada em parte por “especulação”, mas medidas estruturais, como o fortalecimento do arcabouço fiscal, e as atuações do Banco Central (BC) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tendem a acalmar os mercados. Na manhã de hoje, o dólar superou os R$ 6,16.

“Há contatos conosco falando em especulação”, disse na saída do Ministério da Fazenda. Ele participa de reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na residência oficial da presidência do próprio Senado, para tratar das medidas de ajuste fiscal.

Segundo Haddad, “neste momento em que as coisas estão pendentes, com um clima de incerteza, o câmbio flutua”.

“Mas acredito que ele vai se acomodar”, disse, relatando que as projeções das “grandes instituições” financeiras para a inflação e o câmbio do ano que vem “são melhores do que as dos especuladores”.

O ministro defendeu a importância de “trabalhar com os fundamentos, mostrando a consistência do que nós estamos fazendo em proveito do arcabouço”.

“Já houve outros momentos na história recente em que aconteceram desancoragens desse tipo”, afirmou. “Depois elas se acomodaram em virtude do desdobramento das medidas tomadas pelo governo.”

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo