Economia

Haddad: Alíquota média do IVA vai ficar entre 21% e 22%

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a alíquota média do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) implantado pela reforma tributária “vai ficar entre 21% e 22%”.

“A alíquota média já está contratada pela Emenda Constitucional”, disse em entrevista à GloboNews. “Vamos fazer cair a alíquota média do imposto sobre [consumo] no Brasil.”

Segundo Haddad, em alguns casos a alíquota máxima vai se aproximar de 28%, mas somente porque outros produtos não pagarão o IVA ou terão incidência de alíquota de aproximadamente 12%.

Haddad afirmou que “neste momento não está em discussão no governo federal” uma nova reforma do regime geral de previdência social. Mas, segundo ele, “tem alguma discussão” a respeito das “categorias que ficaram fora da reforma” realizada em 2019.

Na entrevista, o ministro também defendeu que a arrecadação do governo federal suba para patamares mais próximos de 19% do Produto Interno Bruto (PIB), a fim de trazer maior equilíbrio para as contas públicas da União.

“Herdamos o Orçamento [em 2023] com arrecadação de 17% do PIB”, disse.

Ele ainda defendeu a importância da diminuição das despesas nesse processo e disse que os gastos primários do governo federal em relação ao PIB “vão cair neste ano em relação ao ano passado”.

Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo