Galípolo recebe boas vindas do antecessor: veja o que Campos Neto disse ao indicado à presidência do Banco Central
Sem brigas nem desentendimentos. A indicação de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária, para ser o novo presidente do Banco Central foi bem recebida por Roberto Campos Neto, o atual dirigente da autoridade monetária.
Em nota, RCN desejou sucesso ao indicado e disse que sempre trabalhou de “forma harmônica e construtiva” com Galípolo desde sua entrada no BC, na metade do ano passado.
Além disso, Campos Neto fez questão de reforçar que a transição será feita “da maneira mais suave possível”, preservando a missão da instituição.
A indicação de Gabriel Galípolo à diretoria do Banco Central
A indicação de Gabriel Galípolo foi confirmada nesta quarta-feira à tarde pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um pronunciamento convocado às pressas no Palácio do Planalto.
O mercado não foi pego de surpresa, já que o diretor de Política Monetária já era cotado há tempos para assumir o cargo. Prova disso é que assim que a indicação foi anunciada por Haddad, o Ibovespa acelerou a alta e passou dos 137 mil pontos, mas poucos minutos depois voltou aos 136 mil pontos, marca que tenta manter desde o início das negociações.
O dólar à vista, por sua vez, seguiu em alta, operando na casa dos R$ 5,54 — movimento que já vinha sendo observado desde antes do anúncio.
Vale ressaltar que, apesar da indicação, Galípolo ainda precisa ser sabatinado pelo Senado para poder assumir a posição de fato. Especialistas já adiantam que ele não deve enfrentar dificuldades já que, há cerca de um ano, encarava os senadores para se tornar diretor do BC.
“Hoje, o presidente Lula está encaminhando ao Senado Federal, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao senador Vanderlan Cardoso, presidente da CAE, o indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo”, disse Haddad a jornalistas, no Palácio do Planalto.
Galípolo, por sua vez, disse que se sentia honrado pela indicação: “É uma honra, um prazer e uma responsabilidade ser indicado para o BC”.