Furacão Milton afeta operações de companhias aéreas brasileiras; veja os voos cancelados
O furacão Milton, que se aproxima do território da Flórida nos Estados Unidos, já nesta quarta-feira (9), está afetando diretamente as operações das companhias aéreas brasileiras. À medida que a tormenta se aproxima da costa americana, trazendo ventos de mais de 257 km/h, as empresas tiveram que cancelar os voos que estavam programados para esta quarta e para quinta-feira (10), devido às condições meteorológicas adversas.
Ao todo, 16 voos da Latam, Gol e Azul foram suspensos. O furacão atingiu a categoria 5, etapa máxima de perigo para este tipo de fenômeno — a previsão é que a tempestade chegue à costa do centro-oeste da Flórida ainda na noite desta quarta-feira, avançando para a costa leste do Estado na quinta-feira.
A Gol explicou ao Valor que promoveu o cancelamento de seus voos entre Brasília (BSB) e Orlando (MCO) e entre Fortaleza (FOR) e Orlando (MCO). No total, a empresa teve que suspender seis voos.
Voos cancelados – 09/10:
– G3 7602 (Brasília/Orlando)
– G3 7601 (Orlando/Brasília)
Voos cancelados – 10/10:
– G3 7736 (Fortaleza/Orlando)
– G3 7737 (Orlando/Fortaleza)
– G3 7602 (Brasília/Orlando)
– G3 7601 (Orlando/Brasília)
Para suprir os cancelamentos, a companhia criou operações extras para 12 de outubro, na tentativa de minimizar o impacto. “Todos os passageiros serão acomodados nos próximos voos disponíveis e serão comunicados da mudança pelos dados de contato informados na reserva. Clientes que adquiriram seus bilhetes por agências de viagem devem consultar os agentes que intermediaram a compra”, destaca. A Gol explicou que os voos de Brasília até Miami ainda não foram afetados e permanecem inalterados.
A Azul suspendeu oito voos até o momento por conta das condições climáticas na região. Segundo a empresa, o aeroporto de Orlando está com as operações interrompidas e todos os voos para a cidade na quarta-feira e na quinta-feira foram cancelados.
Os clientes impactados serão realocados em outros voos da própria empresa, conforme a disponibilidade. “A Azul recomenda aos clientes que não se dirijam aos aeroportos antes de confirmarem o status de seus voos, via app Azul ou em “Minhas Viagens” no site, usando o código localizador da reserva”, afirma.
A Latam disse ao Valor que dois voos foram cancelados nesta quarta-feira, mas não explicou se outras viagens marcadas na quinta-feira foram alteradas. As operações da Latam em Miami não foram modificadas pela empresa.
Veja os voos cancelados (09/10):
– Voo LA8126 (São Paulo/Guarulhos-Orlando)
– Voo LA8127 (São Paulo/Guarulhos-Orlando)
Os passageiros afetados poderão, segundo a empresa, pedir a alteração da data do voo sem multa, tanto na ida quanto na volta, para uma nova data de viagem até a da validade do bilhete. No reembolso, o passageiro que não deseja alteração poderá solicitar a devolução conforme as condições da tarifa adquirida. Segundo a empresa, todos os clientes afetados pelas mudanças poderão remarcar gratuitamente a viagem, ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso do bilhete.
“A Latam sugere que os passageiros com voos com destino a Orlando e Miami entre os dias 08 e 10/10 confirmem o status do seu voo periodicamente no nosso site”, afirma.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu aos moradores que se preparassem para o que fosse necessário. “Veremos grandes danos às casas, veremos danos à infraestrutura e danos aos negócios”, disse ao canal Weather Channel.
*Com informações do Valor Econômico