Falso robô de criptomoedas engana mil investidores com aplicativo AMG GPT
Mais um caso de roubo de investidores de criptomoedas por meio de falsos robôs de investimentos ocorreu nos últimos dias, desta vez no México. De acordo com divulgado por uma mídia local, pelo menos mil investidores caíram no esquema.
Com eventos públicos e eventos para a comunidade, o aplicativo atacou a população das cidades de Puebla e Tehuacán, ambas no estado de Puebla e próximas a Cidade do México, capital do país.
Informações do portal Milenio indicam que as vítimas perderam milhões de pesos mexicanos com o golpe, arrasando a economia de várias famílias. Em Real brasileiro, o prejuízo pode superar R$ 1 milhão, após dois meses do lançamento do falso esquema de enriquecimento.
Para atrair investidores, a falsa empresa prometia o sorteio de carros Tesla aos seus investidores. Uma das investidoras lesadas recebeu até um chamado da empresa para fazer um test-drive em um veículo elétrico e gostou da experiência.
Assim, a AMG GPT disse que em até 30 dias ela ganharia o veículo em sua residência, brinde este que nunca chegou no local. Televisões e vários outros prêmios sorteados aos clientes do aplicativo também nunca foram entregues, dizem as vítimas.
Após a repercussão do caso, as autoridades já iniciaram o processo de investigação do caso, embora os escritórios já não tenham mais nenhum funcionário. Os antigos gerentes da pirâmide passaram a se apresentar como vítimas e têm dito a pessoas que indicaram que não conhecem a identidade das pessoas que criaram o esquema.
Para piorar a situação, com os saques travados no aplicativo, os golpistas passaram a pedir dinheiro para os clientes. Informando que ao pagar a “taxa de verificação” podem receber os valores aportados, o aplicativo segue em busca de lucrar ainda mais em cima das vítimas.
Caso similar ao da Beefund no Brasil mostra que promessas de ganhos rápidos e fáceis com a imagem das criptomoedas segue lesando investidores em 2024
No Brasil, a Beefund foi uma das últimas pirâmides financeiras a captar investidores em massa, com um aplicativo que afirmava proporcionar grandes lucros. Atraindo a ganância dos investidores brasileiros, o aplicativo captou milhões de reais das vítimas.
Nos últimos dias, contudo, o negócio entrou em colapso e deixou um rastro de prejuízo entre os seus investidores, que além de não conseguirem realizar saques, ainda ganharam uma criptomoeda sem valor que não tem listagem em nenhuma corretora.
Ambos os casos mostram que as pirâmides financeiras que atuam com a imagem das criptomoedas seguem ativas em 2024. Com a nova alta do bitcoin, investidores devem redobrar suas atenções para evitar caírem em ciladas financeiras, que prometem ganhos fáceis e rápidos.