Economia

Expectativa dos bancos para alta da carteira de crédito em 2024 sobe para 10,6%

A projeção de crescimento dos bancos para o estoque de crédito este ano passou de 10,3% em agosto para 10,6% agora, revela a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a entidade, o desempenho é explicado por números positivos como aumento da renda das famílias, índices de inadimplência mais contidos e queda dos juros praticados.

A expansão esperada para a carteira de recursos livres subiu de 9,5% na pesquisa anterior para 9,9% agora. Em recursos direcionados, passou de 12,1% para 11,9%. A expectativa para a taxa de inadimplência este ano ficou inalterada em 4,4%.

Segundo a Febraban, a queda na projeção para o crédito direcionado foi puxada pelos recursos destinados às empresas (de 12,6% para +12,1%), em meio às indicações de que os programas criados para o auxílio ao Rio Grande do Sul têm tido um desempenho abaixo do esperado.

“A pesquisa voltou a captar um sentimento positivo em relação ao mercado de crédito, cujas expectativas voltaram a se elevar, diante de um nível de atividade surpreendente, mesmo agora com um novo ciclo de aperto monetário”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban

Apesar do novo ciclo de aperto monetário, o levantamento captou uma pequena melhora na projeção para a alta do crédito em 2025, cuja expectativa para a carteira total subiu de 8,9% para 9,1%.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo