Economia

Energia limpa: montadora chinesa fecha parceria com Governo de MG e universidade para cooperação no desenvolvimento de hidrogênio verde

O governador de Minas, Romeu Zema, a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen), subsidiária da Great Wall Motors (GWM), e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) fecharam um acordo para transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de energia limpa em caminhões da montadora.

O Memorando de Entendimento (MoU) de Cooperação em Hidrogênio foi assinado na quarta-feira (06) e prevê a responsabilidade de cada uma das partes no acordo.

Os veículos chineses, equipados com células a combustível que transformam hidrogênio em eletricidade, serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da Unifei e percorrerão a rota entre as cidades de Itajubá e São Paulo, em caráter experimental. Para tanto, o acordo prevê também a criação de uma infraestrutura de abastecimento para tais veículos.

Além disso, caberá à universidade colaborar em pesquisas sobre essa tecnologia com o intuito de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes e desenvolver uma rota sustentável.

“Esse MoU representa uma das principais estratégias do Governo de Minas para impulsionar o desenvolvimento econômico do nosso estado: a adoção do modelo Tríplice Hélice. Por meio desse modelo, conseguimos unir governo, academia e setor privado em prol do crescimento, e posso garantir que ele tem dado muito certo”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

O MoU tem validade de 12 meses, renováveis por mais 60, e poderá levar à instalação de uma fábrica de células a combustível no Estado, atraindo investimentos e incentivando a criação de uma cadeia produtiva local para tecnologias de hidrogênio verde.

*Com informações da Agência Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo