Analise

Economistas dizem que criador do Ethereum deveria ganhar Nobel de economia

Em podcast realizado nesta terça-feira (8), os economistas Tyler Cowen e Alex Tabarrok conversaram sobre possíveis candidatos para o prêmio Nobel de economia. Dentre seus candidatos favoritos está Vitalik Buterin, criador do Ethereum.

Outro nome mencionado é o de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. No entanto, Tabarrok acredita que o desenvolvedor está morto e por isso Buterin teria mais chances.

A indicação do criador do Bitcoin não é um tema novo. Tal hipótese ganhou força ainda no ano de 2021, mas foi esquecida. Para Michael Saylor, fundador da MicroStrategy, Nakamoto também deveria ganhar um Nobel da Paz.

Vitalik Buterin pode ganhar um prêmio Nobel de economia?

Hoje o Ethereum é a segunda maior criptomoeda do mundo com um valor de mercado de R$ 1,6 trilhão. Além disso, seu ecossistema abriga diversos outros projetos, desde stablecoins, NFTs, soluções de segunda camada e tokens dos mais variados tipos.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Fora o Bitcoin, o Ethereum aparece como o projeto mais inovador do setor. Após Satoshi Nakamoto, Vitalik Buterin é o nome mais conhecido dentro e fora da indústria.

Tal motivo fez os economistas Tyler Cowen e Alex Tabarrok cogitarem o fundador do Ethereum como um candidato ao prêmio Nobel de economia.

“Bem, tenho uma escolha incomum. Suspeito que você concordará comigo, mas eu daria [o prêmio] para Vitalik Buterin, que realmente fez algo na economia monetária”, disse Cowen. “É incrível para mim como nenhum dos economistas que consigo pensar fez qualquer contribuição para a teoria das criptomoedas.”

“Vitalik construiu uma plataforma, criou uma moeda e, pode-se dizer, refutou o teorema da regressão de Mises no processo, obviamente seguindo os passos de Satoshi, mas, meu Deus, o que alguém precisa fazer para ganhar um Prêmio Nobel?”

Concordando com seu colega, Tabarrok comenta que tanto o Bitcoin quanto o Ethereum são exemplos incríveis de design de mecanismos que, apesar de serem considerados impossíveis anteriormente, estão funcionando no mundo real.

“Além disso, Vitalik continuou contribuindo para o design de mecanismos do Ethereum ao mudar para o proof of stake, mudando uma teoria”, adicionou.

“Você já viu aqueles vídeos de caras na Arábia Saudita que trocam os pneus dos carros enquanto o carro está em movimento? Foi isso que o Ethereum fez. Incrível. Eles mudaram do proof of work para o proof of stake. E a máquina continuou funcionando.”

Outros pontos mencionados por Cowen é que o fundador do Ethereum doou muito dinheiro para a caridade, escreve textos sobre economia monetária abordando tópicos que nenhum economista aborda e é super-educado. “Ele se curvaria ao rei ou faria o que fosse necessário”, finalizou.

Conforme esse seria um fato inédito, é impossível saber quais efeitos isso teria no preço do Ethereum. De qualquer forma, poderia causar uma grande alta.

Satoshi Nakamoto também merecia, mas está morto, diz economista

Embora o Ethereum tenha um grande impacto na evolução do dinheiro, ele só existe por conta do Bitcoin. Por conta disso, os dois economistas acreditam que Satoshi Nakamoto também deveria receber um Nobel de economia.

“Sim, eu concordo. Satoshi, claro, também deveria ter ganhado [o Nobel], mas tenho certeza de que ele está morto.”

Cowen expressa dúvidas quanto a isso, mas Tabarrok diz ter quase certeza.

A conversa acontece ao mesmo tempo em que um documentário da HBO aponta que Satoshi Nakamoto é Peter Todd, um canadense com habilidades e motivações para ter criado o Bitcoin. No entanto, a conclusão tem sido alvo de críticas pela comunidade, inclusive pelo próprio Todd, que negou as afirmações.

Por fim, os economistas citam outros possíveis candidatos ao Nobel de economia, mas nenhum outro do setor de criptomoedas. A conversa completa pode ser assistida no vídeo abaixo.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo