‘Dizer que mulher não tem ambição é mentira’
Em recente entrevista ao videocast Visão de Líder, da Inteligência Financeira, Tania Cosentino falou sobre o que ouviu ao longo da sua carreira sobre a falta de mulheres em postos de liderança. A CEO da Microsoft no Brasil opinou sobre o tema e argumentou que o entrave ainda é a falta de acesso.
“Sabe o que a gente ouve como mulher? ‘Não tem CEO mulher porque elas não têm ambição, não têm interesse. Isso é uma grante mentira”, afirmou. “A mulher não é estimulada a demonstrar e verbalizar ambição”.
Nesta semana, Tania Cosentino celebrou que, na posição que hoje ocupa, ela pode fazer os convites.
“Na Microsoft Brasil, por exemplo, o time de liderança da empresa é hoje formado 70% por mulheres. Chegamos a esse número porque recentemente contratamos quatro executivas para posições de liderança, reportando para mim”, afirmou, compartilhando uma entrevista que concedeu sobre o tema à revista Forbes.
A nova leva de mulheres na liderança da Microsoft começou em fevereiro, com a chegada de Regina Magalhães para o cargo de diretora de Business Management. Depois, Mirian Cruz deixou a IBM para ser vice-presidente de serviços de consultoria em abril.
Em maio, chegaram Maira Roversi Brandão, que encerrou um período na Amazon Web Services (AWS) para ser vice-presidente de estratégia e operações. E Joana Moura, também vinda da IBM, chegou para o posto de vice-presidente de clientes corporativos.
Com isso, escreve Tania Cosentino em seu LinkedIn, as mulheres ocupam 11 dos 15 postos de liderança na empresa. Aqui entrando nessa conta, portanto, os cargos que se reportam diretamente à CEO da Microsoft Brasil.
Na entrevista ao videocast Visão de Líder, publicada em abril deste ano, Tania Cosentino fala sobre esses e outros temas. A executiva trata da sua ambição de acelerar ainda mais o crescimento da Microsoft no Brasil, o desafio da inteligência artificial e a sua estratégia pessoal como investidora.
Assista na íntegra abaixo: