CVM da Austrália derruba milhares de sites de criptomoedas que aplicavam golpes
A Comissão de Valores Mobiliários da Austrália (ASIC, na sigla inglesa) lançou um programa para combater golpes de investimentos em 2023, recém completando um ano de existência. Em publicação realizada nesta segunda-feira (19), as autoridades informam que derrubaram mais de 7.300 sites de golpes desde então.
A maioria desses sites eram plataformas falsas de investimento, ou seja, golpes em geral. Na sequência aparecem golpes mais elaborados, como de phishing, que visam copiar sites de grandes empresas para obter dados, senhas e outras informações de investidores.
Segundo a Comissão, esses golpes tiveram uma redução entre 2022 e 2023, saindo de 1,5 para 1,3 bilhão de dólares australianos. Esse programa de combate a esses sites teria contribuído para a queda dos números.
CVM da Austrália intensifica combate contra golpes de criptomoedas
Nesta semana, um investidor disse ter perdido R$ 130 mil em criptomoedas após cair em um golpe de falsa vaga de emprego. Nos comentários, outra pessoa afirmou que os mesmos golpistas entraram em contato com ele quatro meses atrás.
Isso mostra como a agilidade das autoridades pode evitar golpes, sendo um trabalho difícil devido ao tamanho da internet.
Um exemplo disso são os números apresentados pela Australian Securities and Investments Commission (ASIC), a Comissão de Valores Mobiliários da Austrália.
“Todos os dias, uma média de 20 sites de golpes de investimento são removidos. A remoção rápida de sites maliciosos é um passo importante para impedir que golpistas criminosos causem mais danos aos australianos.”
“Os golpes de investimento permanecem como o tipo principal de golpe que afeta os australianos, resultando em perdas de $1,3 bilhões em 2023”, escreveu a Comissão. “A tendência de queda nas perdas está correlacionada com várias iniciativas-chave do governo e da indústria, como a capacidade de remoção de sites de golpes de investimento pela ASIC.”
Segundo as informações, foram mais de 7.300 derrubados no período de um ano. Sendo 5.530 plataformas falsas de investimento, 1.065 sites de phishing e 615 golpes de criptomoedas.
Uma das táticas usadas pelos golpistas é abordar as vítimas em potencial via redes sociais, enviando os links desses sites para elas. O uso de deepfakes de personalidades, ou seja, vídeos falsos imitando famosos, também é mencionado como uma das principais ferramentas utilizadas.
ASIC dá dicas para se proteger desses golpes
Estando na Austrália ou qualquer outro país, as dicas da ASIC valem para qualquer um. Afinal, esses golpes são globais, possuindo poucas mudanças em suas abordagens.
As recomendações são “parar, verificar e relatar”. Ou seja, não fornecer informações pessoais para terceiros, verificar outras fontes sobre a plataforma em questão e, por fim, denunciar supostos golpes para autoridades.