Como vai funcionar cartão de pagamento por voz do Itaú
O Itaú Unibanco e a Thales, líder global em tecnologias avançadas, estão lançando o primeiro Cartão de Pagamento por Voz. Criado em conjunto com a Handsome, fintech especialista em inclusão, o cartão foi desenvolvido especialmente para auxiliar às pessoas com algum tipo de deficiência visual em cada etapa da transação, vocalizando ao usuário o valor da compra antes que ele digite a senha.
O recurso também informa ao cliente a conclusão da transação.
“Temos um forte compromisso com a diversidade e a inclusão. Por isso, desenvolvemos este cartão para que possamos auxiliar milhares de clientes do banco a realizarem seus pagamentos via cartão com muito mais autonomia e segurança nas transações presenciais”, explica Mario Miguel, diretor de pagamentos, do Itaú Unibanco.
Cartão de Pagamento por Voz
A tecnologia exclusiva da Thales funciona através de um cartão de crédito, conectado via Bluetooth a um aplicativo móvel disponível na Apple Store (iPhone) e na Play Store (Android). Ao receber o cartão, basta o usuário aproximá-lo do celular com o Bluetooth ativo para emparelhá-los com segurança.
Assim, ao realizar qualquer pagamento, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo da Thales. Que é vocalizado ao usuário pelo áudio do celular antes de qualquer validação. Quando o usuário insere a senha na máquina para autorizar o pagamento, o aplicativo avisa se este foi digitado corretamente e se a transação foi confirmada.
Conveniência e autonomia
Segundo Gustavo Daniel, head de vendas de serviços bancários e de pagamentos da Thales para o Brasil, o projeto Cartão de Pagamento por Voz foi movido pelo propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
“Como líder em soluções inovadoras e mais responsáveis de pagamento, a Thales pretende proporcionar conveniência e autonomia ao maior número de pessoas possível. Temos orgulho de compartilhar o mesmo objetivo com o Itaú, e atender às necessidades dos nossos clientes”, acrescenta.
O Itaú é pioneiro na iniciativa e, junto com a Thales, convidou pessoas com deficiência visual para testar a tecnologia do Cartão de Pagamento por Voz e coletar comentários e sugestões de melhoria.
“Nossa abordagem de transformação cultural focada na cocriação de soluções com o cliente no centro de nossas decisões nos permite avançar para oferecer as melhores experiências. Essa é uma jornada infinita, que tem como objetivo estarmos cada vez mais alinhados com às necessidades diversas dos clientes do Itaú”, completa Lineu de Andrade, diretor de operações do Itaú Unibanco.