Finanças

Como planejar as finanças para transição de carreira?

Fazer uma transição de carreira é um passo importante e que requer planejamento financeiro. Uma pesquisa realizada pela Maturi e NOZ Inteligência com quem está no mercado de trabalho aponta que 68% delas estão pensando em mudar de carreira.

Dentre esses, 25% estão buscando ativamente uma transição; 17% já realizaram ou estão realizando essa mudança e 26% estão considerando alterar o rumo profissional, mas ainda não iniciaram o processo.

Quer organizar suas finanças e alcançar seus sonhos de forma mais fácil? Baixe GRATUITAMENTE nossa Planilha de Controle Financeiro, desenvolvida por especialistas do Itaú. Tenha controle total sobre suas receitas, despesas, e investimentos, e veja seu progresso através de gráficos claros. Não perca esta chance: organize seu orçamento hoje e dê o primeiro passo em direção ao seu carro, casa ou aquela viagem dos sonhos. Clique aqui e comece agora!

Segundo Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi, os dados refletem a mudança do mercado de trabalho e a crescente necessidade de um planejamento financeiro robusto. “Especialmente para quem está em um momento mais maduro da vida. É fundamental se preparar financeiramente para enfrentar essa transição com segurança e explorar novas oportunidades no mercado de trabalho”.

Os motivos, de acordo com o levantamento, estão relacionados às finanças, já que 50% dos participantes buscam uma transição de carreira para ter melhores rendimentos e condições financeiras.

Além disso, 56% dos respondentes interessados em uma transição pretendem atuar como consultores, autônomos ou freelancers. Pensando nisso, se torna ainda mais importante planejar as finanças para transição de carreira. Confira as dicas para colocar isso em prática.

Como planejar as finanças para transição de carreira

1. Avalie sua atual situação financeira

O processo de transição de carreira costuma ser incerto e imprevisível e o retorno financeiro esperado pode não acontecer no tempo previsto. Assim, é fundamental avaliar as finanças e entender o impacto dessa transição no orçamento. Eventualmente, também será preciso fazer alguns ajustes para evitar dívidas e pendências no futuro.

2. Estabeleça metas

Tão importante quanto pensar no presente, é planejar o futuro. Isso significa entender as oportunidades disponíveis, possibilidades de ganhos e estabelecer metas para curto, médio e longo prazo. “Diversificar as receitas e considerar seguros também são estratégias importantes para assegurar uma transição bem-sucedida”, ressalta Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade MAG.

3. Faça uma reserva de emergência

Outro ponto muito importante no planejamento das finanças para transição de carreira é montar uma reserva de emergência ou de segurança. O ideal é que esse valor já esteja guardado antes da transição. Assim, é possível passar pelo processo de forma mais leve e com segurança. A reserva pode ser aplicada em um investimento de liquidez diária para ser resgatada a qualquer momento.

4. Busque uma renda passiva

Segundo Rubin, outro ponto importante é fazer o possível para ter uma renda passiva antes de mudar de carreira. “Em muitos casos, ter adquirido um patrimônio – como imóveis ou investimentos – ou até um valor de aposentadoria ajudará a dar certa segurança financeira enquanto o novo caminho não está plenamente estabelecido”. Buscar uma fonte de renda extra também é um caminho. Aqui, te mostramos algumas dicas para garantir um dinheiro a mais no mês.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo