Investir

como funciona o novo índice de criptomoedas?

A Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos EUA, anunciou o lançamento do Coinbase 50 Index (COIN50). O índice funciona como um benchmark regulamentado e foi desenvolvido em parceria com a Coinbase Asset Management e a Market Vector Indexes. O objetivo é oferecer uma alternativa para investidores globais acompanharem o mercado de criptomoedas, investindo de forma diverficada.

Nos mercados financeiros tradicionais, os índices oferecem uma visão mais abrangente de setores econômicos e servem para balizar (ou “fazer benchmark”) os desempenhos de portfólios. Agora, a criptoeconomia segue o mesmo caminho com a introdução de índices como o COIN50.

O que é o COIN50?

O Coinbase 50 Index é um índice ponderado pela capitalização de mercado dos 50 principais ativos digitais que atendem aos critérios da Coinbase. Ele é rebalanceado trimestralmente, oferecendo aos investidores uma visão clara do desempenho do mercado de criptomoedas. A metodologia do índice, baseada em três anos de dados dos Core Coinbase Indices, considera critérios como a economia de tokens, a arquitetura de blockchain e a segurança dos ativos.

Para garantir a confiabilidade, todos os ativos do COIN50 são listados na Coinbase Exchange e passaram por processos de verificação. Isso inclui avaliações legais, de conformidade e de segurança técnica. Atualmente, o índice cobre cerca de 80% da capitalização total do mercado de criptomoedas.

“Embora o Coinbase 50 Index atualmente cubra cerca de 80% do valor total de mercado de criptomoedas, isso é apenas o começo”, informou a direção da Coinbase em comunicado. Atualmente, o bitcoin representa 50,3% do índice. Na sequência estão ethereum (27,5%), solana (6,4%), XRP (3,1%) e dogecoin (1,5%). Somadas, as outras 45 criptomoedas tem um peso de 11,2%.

O que são índices de mercado financeiro e de criptomoedas?

No mercado financeiro, um índice é uma medida que representa o desempenho de um grupo específico de ativos. Por exemplo, em ações, índices como o S&P 500 ou o Ibovespa servem para “rastrear” o desempenho de empresas listadas em bolsas. Eles ajudam os investidores a entender tendências do mercado e a comparar os resultados de seus portfólios com a média do setor.

No universo das criptomoedas, os índices funcionam de forma semelhante. Eles agrupam e acompanham o desempenho de uma seleção de ativos digitais, permitindo que investidores monitorem o mercado como um todo ou segmentos específicos, como altcoins ou tokens DeFi. Isso oferece uma visão estratégica para quem busca diversificação sem precisar comprar cada ativo individualmente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo