Como acumular milhas pagando boletos? Vale a pena? Veja!
Em busca da viagem dos sonhos, brasileiros procuram novas maneiras de ganhar pontos nos programas de fidelidade das companhias aéreas. De preferência, pontuando com os gastos que já fazem no dia a dia. Por exemplo, como acumular milhas pagando boletos? É possível? Vale a pena?
Para responder a essas e outras dúvidas, conversamos com Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças. Marlon explica que sim, é possível pontuar pagando os boletos corriqueiros de sempre, mas há alguns pontos a serem analisados antes de seguir por esse caminho.
Como acumular milhas pagando boletos?
Ganhar milhas pagando boletos significa recorrer à forma mais famosa de pontuar nos programas de fidelidade: gastando no cartão de crédito. Atualmente, há empresas de pagamento e instituições financeiras que permitem que você pague boletos utilizando o seu cartão na modalidade crédito.
Assim, se o seu cartão de crédito tiver associado a um programa de fidelidade e pontuar, quanto mais boletos você pagar com ele, mais pontos terá.
“Aplicativos permitem que você pague boletos utilizando o saldo do cartão, e os pontos acumulados podem ser convertidos em milhas, dependendo do programa de recompensas associado ao cartão”, explica Marlon Glaciano.
A resposta para essa pergunta é: depende. Aplicativos de pagamento e instituições financeiras podem cobrar taxas para que você possa pagar boletos com o cartão de crédito. Portanto, a resposta para essa pergunta mora nessa dúvida. Quanto maior forem as taxas cobradas, menos vai compensar para o cliente.
“Se as taxas forem baixas ou inexistentes, e você puder pagar a fatura integralmente, essa prática pode ser uma maneira eficiente de acumular milhas”, explica o planejador financeiro.
Antes de seguir, atenção para um ponto: “pagar a fatura integralmente”. Ou seja, é muito importante não esquecer de garantir que, se você for usar o cartão de crédito para os boletos do dia a dia, que reserve os recursos para o pagamento da fatura.
Assim, portanto, evita se complicar com os juros . “Ao pagar boletos para acumular milhas, é crucial evitar o endividamento no cartão de crédito, já que os juros do rotativo podem anular o valor das milhas acumuladas”, completa Marlon Glaciano.
Como acumular milhas? Veja outras formas além do boleto
Ou seja, vimos que é possível acumular milhas pagando boletos no cartão de crédito. Contudo, que isso demanda muito cuidado e planejamento financeiro por parte dos viajantes animados com essa opção.
O planejador financeiro Marlon Glaciano conta outras maneiras de você acumular milhas e antecipar a sua viagem dos sonhos.
Além do uso do cartão para outros gastos do dia a dia, temos a compra de passagens aéreas com pontuação, a adesão a programas de fidelidade de empresas parceiras, como hotéis e locadoras de carros, e a participação em promoções de compra de pontos com bônus e descontos.