Cboe lança primeiras opções relacionadas ao Bitcoin à vista nos EUA
Na última sexta-feira, 22 de novembro de 2024, a Cboe Global Markets, Inc. (Cboe: CBOE), maior rede global de derivativos e bolsas de valores, anunciou o lançamento inédito de opções indexadas ao preço do Bitcoin à vista nos Estados Unidos.
Previstas para estrear na segunda-feira, 2 de dezembro, essas opções financeiras estarão disponíveis exclusivamente na Cboe Options Exchange e serão regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
O novo produto financeiro será baseado no índice Cboe Bitcoin U.S. ETF Index (CBTX), que foi desenvolvido pela Cboe Labs em parceria com a Cboe Global Indices. Este índice, uma inovação no mercado norte-americano, foi projetado para rastrear o desempenho de ETFs de Bitcoin à vista negociados em bolsas dos Estados Unidos.
O CBTX utiliza uma metodologia de ponderação por capitalização de mercado ajustada, garantindo sua correlação com o preço do Bitcoin à vista, tornando-se um indicador representativo do ativo.
Investidores da Cboe terão acesso a produto de opções financeiras com preço de bitcoin a vista, o primeiro dos EUA
As opções de índice da Cboe Bitcoin U.S. ETF Index permitirão que investidores obtenham exposição indireta ao Bitcoin por meio de ETFs, viabilizando a gestão de riscos, a especulação de preços e a diversificação de estratégias. Como as opções são liquidadas em dinheiro no vencimento, eliminam-se as complexidades de entrega física dos ETFs de Bitcoin.
Além disso, as opções adotarão o modelo europeu de exercício, ou seja, poderão ser exercidas apenas na data de vencimento, reduzindo os riscos de movimentações antecipadas, declarou a Cboe em nota.
Visando atender investidores institucionais e de varejo, a Cboe também lançará as opções mini de Bitcoin U.S. ETF Index (MBTX), que possuem 1/10 do valor nominal das opções padrão. Essa alternativa oferece maior flexibilidade para portfólios de diferentes tamanhos, além de facilitar a personalização dos contratos por meio de opções FLEX, que permitem ajustar termos como preço de exercício, estilo e data de vencimento.
O chefe global de inovação de produtos da Cboe, Rob Hocking, destacou o impacto do lançamento. “Nosso novo conjunto de opções oferece uma solução eficiente e conveniente para acessar os movimentos de preço do Bitcoin. As vantagens exclusivas da liquidação em dinheiro, combinadas à diversidade de tamanhos de índices e opções FLEX, fornecem mais flexibilidade às estratégias de negociação. Acreditamos que esses produtos atrairão tanto investidores institucionais quanto do varejo que buscam se proteger ou aproveitar os movimentos de preço do Bitcoin sem a necessidade de possuir o ativo diretamente“, disse Rob.
Expansão de investimentos ligados ao bitcoin no mercado tradicional
Este novo lançamento também expande o portfólio de derivativos digitais da Cboe, que já inclui futuros de Bitcoin e Ether liquidados em dinheiro, atualmente negociados na Cboe Digital Exchange e previstos para migração à Cboe Futures Exchange em 2025, dependendo da revisão regulatória. Além disso, a Cboe é uma das principais plataformas para negociação de ETFs de criptomoedas, incluindo ETFs de Bitcoin e Ether à vista.
Adam Inzirillo, chefe global de soluções de dados e acesso da Cboe, ressaltou a importância do ecossistema da empresa. “Essa iniciativa reflete a força do nosso ecossistema de troca – desde o lançamento de ETFs de Bitcoin à vista, até a criação de índices e o desenvolvimento de produtos inovadores como essas opções. A capacidade de integrar nossas plataformas para criar soluções novas é um diferencial chave da Cboe e um grande benefício para nossos clientes“, completa Adam.
O lançamento destas opções reforça o avanço da Cboe no mercado de criptomoedas, oferecendo novas oportunidades para investidores diversificarem e gerenciarem riscos em um mercado em constante evolução.