Analise

Brasileiros investem de 7% a 35% de patrimônio em bitcoin e criptomoedas, revelam dados da CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou sua “Perfil e Comportamento dos Investidores 2023” com vários brasileiros, que tiveram suas opiniões coletadas ao longo daquele ano.

Os resultados, divulgados na última terça-feira (17), revelaram que a CVM tem uma imagem positiva entre os investidores, com uma percepção como fonte confiável de informações. Assim, 59% dos investidores avaliaram que as normas de regulação contribuem para um Mercado de Capitais eficiente.

Para Paulo Portinho, Gerente de Educação e Inclusão Financeira (GEIF) da CVM, o resultado reforça a importância de conhecer os investidores brasileiros.

“O resultado da pesquisa reforça a importância de conhecer os investidores brasileiros, sejam eles iniciantes ou mais experientes. Entender por que e como eles se interessaram pelos investimentos e seus objetivos é muito relevante para promover ações, inclusive de educação financeira, com o objetivo de fortalecer a troca entre os agentes e o mercado de capitais.”

A pesquisa coletou mais de 700 respostas válidas ao longo de 2023 para compreender o perfil, comportamento, motivações e desafios enfrentados por investidores e potenciais investidores no mercado de capitais.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

As análises consideraram quatro aspectos fundamentais: resiliência financeira, letramento financeiro, confiança no mercado de capitais e tendências comportamentais.

Além de mapear o perfil do investidor, a pesquisa identificou possíveis oportunidades para promover ações de inclusão financeira, visando fortalecer a relação entre investidores e o mercado de capitais brasileiro.

Veja o percentual de cada perfil de investidores em bitcoin e criptomoedas, por perfil

Primeiramente, com dados da nova pesquisa divulgada pela CVM, investidores brasileiros que se declaram “Conservadores” declararam ter 7,25% do seus produtos financeiros em criptomoedas.

Em pesquisa da CVM, percentual de investidores de bitcoin ConservadoresEm pesquisa da CVM, percentual de investidores de bitcoin Conservadores
Em pesquisa da CVM, percentual de investidores de bitcoin Conservadores. Reprodução/Perfil e Comportamento do Investidor 2023.

Outro gráfico interessante compartilhado pela CVM envolve a distribuição por porcentagem dos investidores Moderados. No tópico de criptomoedas e bitcoin, respondentes com este perfil declararam ter 21% de seus produtos financeiros em criptos.

Perfil percentual dos investidores ModeradosPerfil percentual dos investidores Moderados
Perfil percentual dos investidores Moderados/Reprodução.

Por fim, no gráfico que mostra a distribuição percentual dos tipos de produtos financeiros em uma carteira “Arrojada”, os brasileiros responderam que alocam até 35% em bitcoin e outras criptomoedas. Vale o destaque que 50% dos participantes se declararam arrojados, ou seja, a maioria dos investidores acredita que mais de um terço de seu patrimônio devem estar em bitcoin e outras criptomoedas.

Percentual de investidores de criptomoedas com perfil ArrojadoPercentual de investidores de criptomoedas com perfil Arrojado
Percentual de investidores de criptomoedas com perfil Arrojado

Ao comentar sobre os dados, Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI) da CVM, revelou que a educação financeira se mostrou um dos pilares mais importantes.

“Fomentar a educação financeira é um dos pilares essenciais para a CVM e para termos um mercado de capitais cada vez mais democrático, transparente e inclusivo. A CVM atua com o objetivo de equipar o investidor com competências e habilidades para que possa tomar decisões de investimento de forma segura e refletida. A pesquisa só reforça que o brasileiro busca conhecimento sobre o assunto ano após ano. Continuaremos firmes em nosso propósito de auxiliá-lo nesta jornada, por meio da educação financeira.”

Os dados da pesquisa na íntegra podem ser obtidos ao realizar o download do arquivo pdf no site da própria CVM.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo