Mercado financeiro

Bolsas fecham em queda na Europa, com peso de tom mais hawkish do Fed

Os principais índices de ações da Europa encerraram o dia em queda, seguindo a tendência de forte desvalorização em Wall Street na última sessão, apesar das bolsas de Nova York mostrarem uma leve recuperação hoje. Ontem, o Federal Reserve (Fed) sinalizou que haverá menos espaço para cortes na taxa de juros no ano que vem, pesando sobre os ativos.

O índice Stoxx 600 fechou em queda de 1,51%, aos 506,66 pontos. O DAX, de Frankfurt, caiu 1,35%, aos 19.969,86 pontos, e o FTSE, da Bolsa de Londres, recuou 1,14%, aos 8.105,32 pontos. Já o CAC 40, de Paris, oscilou 1,22% para baixo, aos 7.294,37 pontos.

Além disso, o Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quinta sua decisão de manter a taxa de juros britânica inalterada em 4,75%, representando uma pausa no ciclo de afrouxamento monetário iniciado em agosto. A votação do não foi unânime, com três diretores votando a favor de uma redução na taxa de juros.

Na visão da Capital Economics, o BoE apresentou um tom mais dovish, sugerindo que as taxas de juros serão cortadas mais rapidamente e de forma mais agressiva na Inglaterra do que o previamente esperado. “A fraqueza da atividade parece estar pesando cada vez mais na mente dos membros do Comitê de Política Monetária (MPC)”, escreve a economista-chefe do Reino Unido, Ruth Gregory, em nota. Ela projeta uma taxa terminal de 3,50%.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo