Bolsas de NY têm alta impulsionadas por ações de tecnologia; Dow é exceção
As bolsas de Nova York seguem direções distintas logo após a abertura, com S&P 500 e Nasdaq sendo impulsionadas pela alta das ações da Super Micro Computer e da Tesla enquanto o índice Dow Jones é pressionado pela queda da farmacêutica Amgen.
A divulgação do índice de gerente de compras (PMI) industrial de novembro da S&P Global em 49,7, ligeiramente superior aos 48,5 de outubro, mostrou que a queda de novos pedidos desacelerou e que as empresas estão confiantes nas políticas protecionistas de Donald Trump. Melhora também foi visto do PMI do ISM, que subiu a 48,4 em novembro, de 46,5 em outubro. A melhora nos indicadores não mexeu nos mercados acionários, contudo.
Nem a ameaça de Donald Trump de ameaçar taxar importações dos países do Brics em 100% caso eles criem uma nova moeda pesou nos mercados. “Apesar das ameaças de tarifas, cada vez mais a expectativa é de que elas sirvam como moeda de negociação do que um plano para ser efetivado”, disse Bob Schwartz, economista sênior da Oxford Economics.
Quase todos os setores hoje são negociados em queda, com exceção de tecnologia (+0,9), serviços de comunicação (+1,19), e consumo discricionário (+1,21%).
Nasdaq tem suporte da forte alta de 16% da Super Micro Computer, depois que uma auditoria independente disse que não há erros na contabilidade dos balanços entregues. Tesla sobe 3,2% depois que que o Roth MKM elevou a recomendação das ações da Tesla de neutra para compra.
O banco de investimentos disse que o “apoio autêntico do executivo-chefe Elon Musk a Trump provavelmente dobrou o número de entusiastas da Tesla e aumentou a credibilidade para uma inflexão na demanda”. Amazon também sobe 2% com boas vendas na Black Friday.
Do outro lado, a Amgen cai 2% depois de dados mostrarem que ela não deve produzir um remédio superior para emagrecimento do que a Ely Lilly e Novo Nordisk.
Por volta das 12h30, o índice Dow Jones caía 0,38% a 44.740,3, enquanto o S&P 500 avançava 0,19% a 6.043,69 e Nasdaq subia 0,96% a 19.402,11.
*Com informações do Valor Econômico