Bolsas de NY operam perto da estabilidade com viés de baixa
As bolsas de Nova York abriram sem direção definida e bastante volátil nesta quinta-feira, com Nasdaq buscando estabilidade enquanto os índices Dow Jones e S&P 500 recuam ligeiramente, com os investidores mais cautelosos depois que o relatório de pedidos iniciais de seguro-desemprego registrou alta, com 224 mil pedidos na semana passada, bem acima dos 215 mil esperados, atingindo a maior alta em seis semanas.
“O pequeno aumento nos pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana passada foi geograficamente amplo, com a maioria dos estados relatando pedidos mais altos, citando demissões nos setores de manufatura e construção como o principal impulsionador”, disse Samuel Tombs, economista-chefe para os EUA da Pantheon Macroeconomics.
Segundo ele, os pedidos permanecem baixos para os padrões de longo prazo, mas ainda altos o suficiente para perpetuar a tendência crescente na taxa de desemprego, dada a contratação muito modesta.
“Consequentemente, um aumento na taxa de desemprego para 4,2% em novembro, de 4,1% em outubro, é um caso base sensato, mas uma surpresa amanhã em qualquer direção não pode ser descartada”, avalia.
Suporte para os índices vem das companhias aéreas. Dados melhores que o esperado de receita impulsionam as ações da American Airlines, que sobe 10,89%. United Airlines sobe 3,4% e Delta Airlines avança 3%. Southwest Airlines tem alta de 1,5%. Entre as big techs, Tesla avança 4% depois da empresa de serviços financeiros Guggenheim elevar seu preço-alvo de US$ 156 para US$ 175.
Por volta das 11h55, o índice Dow Jones caía 0,03% a 44.999,54 pontos, S&P 500 recua 0,02% a 6.085,53 e Nasdaq está estável a 19.736,61.
*Com informações do Valor Econômico