Bolsas de Nova York avançam com tecnologia e consumo forte nos EUA
Os principais índices das bolsas de Nova York abriram em alta, com o S&P alcançando um novo recorde intradiário, após indicadores econômicos dos Estados Unidos mostrarem gastos robustos dos consumidores no país, e com avanço nas ações de empresas de chips.
Por volta de 10h50 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,29%, a 43.201,15 pontos; o S&P 500 avançava 0,35%, a 5.863,18 pontos e o do Nasdaq Composto tinha alta de 0,57%, a 18.472,54 pontos.
As vendas no varejo americano em setembro subiram 0,4% na comparação com o mês anterior, acima da alta de 0,1% registrada em agosto e melhor do que a projeção do mercado de avanço de 0,3%.
“Apesar das preocupações sobre a saúde financeira do consumidor e um possível enfraquecimento no mercado de trabalho, os varejistas dos Estados Unidos tiveram um mês sólido em setembro. As vendas do grupo de controle aumentaram mais do que o dobro do esperado, indicando um gasto do consumidor mais robusto no terceiro trimestre”, diz o Wells Fargo, em relatório.
Já os pedidos de seguro-desemprego totalizaram 241 mil na semana passada, uma queda ante os 260 mil pedidos da semana anterior e ante a previsão de 260 mil, de acordo com dados do Departamento do Trabalho. Por fim, a produção industrial caiu 0,3% em setembro em base mensal, ante consenso de queda de 0,2%.
Entre as empresas, a ações de tecnologia avançam, com alta de 2,44% na Nvidia e de 1,77% na Advanced Micro Devices (AMD), com melhor sentimento entre companhias de chips depois que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) reportou resultados trimestrais robustos.
*Com informações do Valor Econômico