Bolsas da Europa sobem de olho em Fed e BCE, com voto de desconfiança na França no radar
As bolsas da Europa operam em alta, com os investidores apostando em cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) e pelo Banco Central Europeu (BCE), enquanto se preparam para uma votação de desconfiança no parlamento da França, em meio às turbulências políticas no país.
Por volta das 10h30, o índice Stoxx 600 subia 0,29% a 517,00 pontos, o Dax de Frankfurt avançava 0,68% a 20.152,03 e o CAC 40 de Paris ganhava 0,34% a 7.280,20 pontos. Na contramão, o FTSE 100 de Londres caía 0,25% a 8.338,44 pontos.
Os legisladores franceses devem votar sobre o futuro do governo minoritário do primeiro-ministro da França, Michel Barnier, em meio a divergências sobre o orçamento do país. O custo do Credit Default Swap (CDS) contra um calote do governo francês em seus títulos subiu para o valor mais alto em quatro anos.
Na frente de dados, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 0,4% em outubro em base mensal, em linha com o consenso, enquanto os índices de gerente de compras (PMI) mostraram deterioração na atividade do setor de serviços.
Além disso, a presidente do BCE, Christine Lagarde, falará ao parlamento da União Europeia (UE) ainda hoje. “Duvidamos que ela esclareça muito se o BCE cortará as taxas em 0,25 ponto percentual ou 0,50 ponto em 12 de dezembro, embora 0,25 ponto pareça muito mais provável no momento”, diz o Rabobank. O presidente do Fed, Jerome Powell, também fará comentários sobre o estado da economia americana.
*Com informações do Valor Econômico